PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rússia é processada e pode ficar de fora dos Jogos Paralímpicos

22 jul 2016 - 19h38
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta sexta-feira, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) iniciou um processo visando suspender a Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, dias após as revelações de um relatório do advogado canadense Richard McLaren, que confirmou a existência de um sistema de "doping de Estado" no país.

"Esta decisão não foi tomada de forma leviana. Depois de ter estudado o relatório McLaren, o IPC considera que o ambiente no qual o esporte russo se encontra atualmente não permite que o comitê paralímpico russo tenha condições de cumprir suas obrigações como membro", explicou o presidente do IPC, Philip Craven.

O Comitê Paralímpico Russo prepara sua defesa e terá 21 dias para recorrer caso seja suspenso. A decisão está prevista para a primeira semana de agosto, quando se iniciam os Jogos Olímpicos.

A Rússia é uma das grandes potências paraolímpicas do mundo, e ficou com o vice-campeonato no quadro geral de medalhas nos Jogos de Londres 2012. Ao todo, o país conquistou 102 medalhas: 36 de ouro, 39 de prata e 27 de bronze.

O IPC anunciou ainda que pedirá 19 novas análises de coletas durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi, na própria Rússia, em 2014. Segundo o documento de McLaren, esses exames foram falsificados pela campanha trussa de manipulação de resultados para os Jogos.

O Relatório Mclaren - O chamado "Relatório McLaren" trouxe à tona a veracidade da suspeita da existência de um esquema de falsificação de amostras de exames antidoping por parte de autoridades russas, com a cumplicidade do Ministério do Esporte. As descobertas levaram a Corte Arbitral do Esporte a excluir o atletismo do país dos Jogos Olímpicos do Rio.

E o quadro pode ainda piorar. Após pedido da Wada (Agência Mundial Antidoping), a Rússia ainda pode ficar de fora de todas as modalidades das Olimpíadas e também de competições internacionais. O COI (Comitê Olímpico Internacional) recebeu o pedido e deve tomar a decisão final nos próximos dias.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade