PUBLICIDADE

Rio 2016 deve faturar bem menos do que Copa de 2016, diz BC

27 jul 2016 - 13h22
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo uma estimativa divulgada nesta terça-feira pelo Banco Central (BC), as Olimpíadas deverão gerar aproximadamente 200 milhões de dólares (R$ 654 milhões) de ganhos em relação à turistas entre julho e setembro.

"Essa é a receita apenas com gastos de estrangeiros com viagem. Existem outros ganhos decorrentes dos Jogos, como os de exposição do País, de turismo, além de outros efeitos de mais longo prazo", afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, explicando que a conta é feita em cima do registrado nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos.

Maciel também comentou que o retrospecto em Atenas 2004 e Londres 2012 foram bons, mas que os Jogos de Pequim 2008 deixaram a desejar. "Nossa estimativa são gastos de estrangeiros no País, considerando todos eles, inclusive as delegações. A cidade do Rio já tem um fluxo permanente de receitas de turistas independentemente da Olimpíada", completou o membro do BC.

Calcula-se que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre agosto e setembro, gerem aproximadamente 4080 postos de trabalhos temporários em empresas no ramo do turismo na cidade carioca.

Em comparação com a Copa do Mundo de 2014, que faturou 900 milhões de dólares (R$ 2,9 bilhões), Maciel credita a diferença em razão da quantidade muito superior de sedes da competição de futebol, 12, contra parcialmente seis dos Jogos Olímpicos, que tem sede fixa no Rio de Janeiro, mas irá abrigar jogos de futebol em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus.

Outro número expressivo é o de patrocínios. Até o fim de 2014, os Jogos do Rio já haviam levantado aproximadamente um bilhão de reais, quantia maior do que o arrecadado para os Jogos de Londres. Em bilheteria, contudo, o Brasil beira a metade do arrecadado na Inglaterra.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade