PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Thiago Braz ganha barra de ouro, mas diz que medalha vale mais

25 ago 2016 - 13h54
Compartilhar
Exibir comentários

A medalha de ouro olímpica no salto com vara rendeu ao brasileiro Thiago Braz uma barra de ouro. O atleta de Marília foi premiado com 1kg do metal pela BM&F Bovespa, seu antigo patrocinador, mas dá mais valor à condecoração recebida no lugar mais alto do pódio do Engenhão pelo fator emocional.

Na cotação desta quinta-feira, a barra de ouro recebida por Thiago Braz vale R$ 136,5 mil. Já a medalha obtida no Rio de Janeiro foi produzida pela Casa da Moeda com ouro 100% livre de mercúrio. Na parte frontal, estão gravadas a deusa grega da vitória Nike voando no estádio Panatenaico e a inscrição "XXXI Olimpíada Rio 2016". Na de trás, o logo dos Jogos cariocas e folhas de louro.

"A medalha vale mais do que qualquer coisa pelo sentimento que ela tem, ainda mais reconhecendo o trabalho e o suor que a gente teve. Não tem preço que pague a medalha e é gratificante receber homenagens e o reconhecimento por ela", disse Thiago Braz.

O saltador brasileiro se projetou para o cenário internacional defendendo o clube de atletismo da BM&F Bovespa, mas deixou a agremiação no fim de 2014, pouco depois de ir morar na Itália para treinar com o ucraniano Vitaly Petrov. Sob o comando do ex-técnico de Sergey Bubka, se colocou entre os melhores do mundo.

A medalha de ouro das Olimpíadas do Rio de Janeiro foi conquistada com a marca de 6,03m, a melhor de sua carreira. O salto o fez derrotar o francês Renaud Lavillenie, recordista mundial indoor e favorito ao ouro. Em 2014, o europeu saltou 6,16m em um ginásio fechado na cidade ucraniana de Donetsk e superou em 1cm a marca estabelecida por Bubka em 1993.

"O Sergey foi quem me fez começar no salto com vara. Ele me inspirou e continua inspirando. É muito gratificante conversar com ele de vez em quando, receber algumas dicas. Isso me coloca mais para frente", disse. "Treinar com o Vitaly Petrov também era um dos meus sonhos que viraram realidade", completou.

Com o salto de 6,03m, Thiago Braz aparece empatado na sexta colocação do ranking histórico de saltadores com vara ao ar livre. Lavillenie divide a segunda colocação com russo Maskim Tarasov e o australiano Dmitri Markov, com 6,05m.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade