PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Tocha chega a Santos com protestos e festa para Mineirinho

22 jul 2016 - 17h32
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Judoca Leandro Guilheiro carrega a tocha olímpica no gramado da Vila Belmiro
Judoca Leandro Guilheiro carrega a tocha olímpica no gramado da Vila Belmiro
Foto: Guilherme Dionizio / Gazeta Press

Com o tempo nublado, frio, acompanhado de algumas pancadas de chuva fina, a tocha olímpica chegou à Baixada Santista nesta sexta-feira. O maior símbolo dos Jogos passou por Praia Grande pela manhã e chegou a São Vicente, cidade que deu maior dor de cabeça aos organizadores na região. O município vive uma grave crise com os servidores públicos e não conta com coleta de lixo há seis meses. A prefeitura limpou apenas a área do percurso da tocha, mas, diversas manifestações forçaram até o desvio da rota, que acabou não passando em frente a sede do governo local. "A tocha passa e o lixo fica", gritou um morador.

Na praia, debaixo de muita vaia e cânticos de protestos, a tocha foi levado pelo famoso teleférico da praia do Itararé até o morro da Asa Delta. De lá, um piloto conduziu o objeto até o solo novamente em um para motor, já próximo à divisa com Santos. Tantos imprevistos acabaram atrasando a chegada da tocha à principal cidade da Baixada.

Já no Emissário, a tocha foi levada à Vila Belmiro, casa do Peixe. Por lá, cerca de mil crianças da rede municipal e as equipes de base do alvinegro praiano puderam assistir o ex-jogador de vôlei Negrelli passar a tocha ao judoca Leandro Guilheiro, bronze nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

O presidente Modesto Roma Júnior aproveitou para revelar seu orgulho. "O Santos se sente honrado de receber nesse solo sagrado o corpo sagrado da Olimpíada", disse para ser muito aplaudido, diferente do que aconteceu com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que não foi poupado de vaias ao dar algumas palavras ao microfone.

Da Vila, o revezamento continuou de volta à praia, passou pelo jardim da orla, reconhecido como o maior jardim de orla de praia do mundo, e seguiu até o Aquário. Então, foi feita uma pausa de uma hora para o almoço e o fogo permaneceu resguardado em uma lanterna de segurança até ser entregue ao guarujaense Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão mundial de surf em 2015.

"Tenho muita honra em poder carregar a tocha. Não só o Guarujá, mas Santos também faz parte da minha, tenho muitos amigos atletas que sempre honraram o nome da Baixada Santista mundo à fora, como o Picuruta (Salazar, surfista), entre outros", comentou Mineirinho, muito festejado pelo público presente, antes de embarcar na catraia que levou o símbolo dos Jogos para uma passada de aproximadamente 2h30 pelo Guarujá.

Em seguida, o revezamento seguirá em Santos, onde a tocha percorrerá 25 km ao topo, com destaque pela passagem ao Museu Pelé. O Rei do Futebol, inclusive, é aguardado no local, até seu destino final, na Praça das Bandeiras, na praia do Gonzaga, por volta das 21h30. Ao todo, 103 condutores serão utilizados em Santos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade