PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Torcida aplaude, brinca e faz festa em vitória da Seleção

3 ago 2016 - 18h40
(atualizado em 4/8/2016 às 09h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

A vitória do Brasil sobre a China por 3 a 0, na rodada de estreia do futebol feminino nos Jogos, na tarde desta quarta-feira, também marcou um triunfo do espírito olímpico, com um público diferenciado que se destacou no Engenhão pela cordialidade e descontração. O exemplo disso começou quando da execução dos hinos nacionais. O do visitante foi acompanhado por uma plateia respeitosa, de pé e em silêncio.

Isso é raro com adversários da Seleção Brasileira quando o jogo é em grandes centros do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Depois, com a partida iniciada, os aplausos se sucediam até mesmo em bolas atrasadas para a goleira Bárbara.

Era nítida a presença expressiva de crianças, muitas delas acompanhadas pelas mães ou avós. Os mais velhos assistiam ao jogo distraindo os pequeninos com sanduíches e biscoitos, tudo vendido a preços 'salgados' nas lanchonetes oficiais do evento. Notava-se que a maioria ali não tem o costume de frequentar estádios de futebol.

Foto: Dhavid Normando / Futura Press

O Brasil já vencia lor 1 a 0 quando Cristiane fez outro gol, em impedimento. A assistente de arbitragem já havia sinalizado com antecedência que o lance era irregular. A própria atacante nem esboçou comemoração. Mas, da arquibancada, uma multidão pulou e continuou festejando por quase um minuto.

Essa falta de sintonia dava, contudo, um tom de espontaneidade que abrilhantava a abertura informal dos Jogos. Foi assim também nas tentativas de parte da plateia em ensinar aos demais como se faz uma 'ola'. Depois de alguma insistência infrutífera, a coreografia dos braços erguidos 'pegou'. E teve várias reedições até o fim da partida. 

Foto: Dhavid Normando / Futura Press
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade