PUBLICIDADE

LANCE!

Mais focado, Gabriel Medina intensifica treinos visando abertura do Tour na Austrália

O surfista de Maresias (SP) terminou a temporada passada do WTC com o terceiro lugar e viu John John conquistar o campeonato

21 fev 2017 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

Determinado, mais focado e comprometido: esse é Gabriel Medina se preparando para a nova temporada, sobretudo para a abertura do Tour na Austrália. Em busca do bicampeonato mundial, o surfista de 23 anos fez sua pré-temporada na estrutura do recém-inaugurado Instituto Gabriel Medina, em Maresias (SP) sob a orientação do treinador Allan Menache, responsável por sua preparação desde 2011.

A primeira etapa da temporada 2017 inicia dia 14 de março (Foto: WSL)
A primeira etapa da temporada 2017 inicia dia 14 de março (Foto: WSL)
Foto: Lance!

A parte física foi intensa e agora Gabriel segue para o treino técnico, junto com o seu pai e treinador, Charles Saldanha. Tanto Allan quanto Charles comemoraram o tempo maior para preparação.

- Foi uma oportunidade que o calendário nos deu. E o atleta é isso. Tem de aproveitar a oportunidade para poder fazer o melhor. Tivemos mais tempo. O Gabriel sempre começa a engrenar mais tarde, mas dessa vez vai chegar engrenado - revela Charles.

- O primeiro objetivo é chegar mais forte na Austrália para poder ter resultados mais cedo. O que é muito importante e isso não depende do treinador e sim do atleta, é que o Gabriel está mais focado, mais determinado, com mais vontade. Está parecendo muito 2014, quando veio com tudo - afirma o treinador.

Allan Menache também elogia a atitude positiva de Gabriel.

- Este ano, a grande diferença que notei é com a mudança do aspecto psicológico e do comprometimento à preparação. Ele está mais empenhado, realmente percebendo o quão importante é treinar corretamente. Isso tem sido muito bom para todos - destaca o preparador físico.

Assim como Charles, ele ressalta o maior tempo para a preparação, permitindo dividir melhor as fases de treinos.

- Isso permite mais otimização, mais tempo para se adaptar", relata. "Primeiro trabalhamos os aspectos relativos às condições neuromuscular, aumento de força, adequação da massa muscular e da massa gorda. O trabalho inicial, além da força, focou muito no trabalho de mobilidade e estabilidade. Então, por ter mais tempo, tivemos mais possibilidade de evoluir dentro de cada fase. Isso permitiu experimentar algumas coisas novas.

Depois, foram realizados os treinos de mais intensidade.

- Introduzimos saltos, arremessos, puxadas e empurradas de ação rápida. Estamos trazendo bastante especificidade, não só nos movimentos que são executados e semelhantes ao surf, mas a similaridade da produção de força e dos aspectos metabólicos. Tem sido muito produtivo - complementa Allan.

O maior interessado reforça a determinação e animação com a preparação para a perna australiana.

- Estou bem. Tem sido puxado. O começo é sempre difícil, mas depois acostuma e dá vontade de treinar. Me estimula. O objetivo é chegar 100% na Austrália. Agora vou fazer uma viagem, pegar direitas e testar minhas pranchas para chegar preparado mesmo - completa Gabriel Medina.

O WCT terá as três primeiras etapas na Austrália. A abertura será de 14 a 25 de março na Gold Coast. A segunda parada será de 29 de março a 9 de abril, em Margaret River, e a terceira etapa da perna australiana de 12 a 24 de abril em Bells Beach.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade