0

Suárez aumenta lista de jogadores punidos pela Fifa em Copas

27 jun 2014
07h20
atualizado às 07h21
  • separator
  • comentários

A punição imposta ao atacante Luis Suárez, após mordida no zagueiro italiano Chiellini, assustou e dividou a opinião dos fãs de futebol nesta quinta-feira. A suspensão, de nove jogos e quatro meses afastado do esporte, se tornou a mais rigorosa da história das Copas. Porém, a entidade máxima do futebol já havia deixado claro, em outras edições, que não tolera esse tipo de comportamento dos atletas. O atacante uruguaio foi apenas mais um de uma extensa lista negra da organização em Mundiais.

Leonardo foi expulso após cotovelada em americano
Leonardo foi expulso após cotovelada em americano
Foto: Chris Cole / Getty Images

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Antes de Suárez, a maior delas havia sido imposta ao italiano Mauro Tassoti, em 1994. O zagueiro acertou uma cotovelada na cabeça do meia espanhol Luis Henrique, na partida entre Itália e Espanha, pela primeira fase da Copa dos Estados Unidos, e, assim como o uruguaio, passou despercebido pelo árbitro. Após o jogo, porém, a Fifa analisou as imagens e suspendeu o jogador por oito jogos.

Outra famosa cotovelada rendeu quatro jogos de gancho para o brasileiro Leonardo, também em 1994. O ex-lateral agrediu o americano Tab Ramos, em duelo válido pelas oitavas de final daquela edição.

Outros dois atletas também receberam quatro partidas de suspensão: Cufré e De Rossi, ambos em 2006. O argentino agrediu o alemão Mertesacker com um chute, nas quartas de final do Mundial disputado na Alemanha. Já o italiano foi suspenso após dar uma cotovelada no americano McBride, o que o fez perder a campanha vitoriosa do tetracampeonato da Itália.

<p>Zidane encerrou sua carreira com uma cabeçada no italiano Materazzi</p>
Zidane encerrou sua carreira com uma cabeçada no italiano Materazzi
Foto: AFP

E não são apenas os marcadores que acabam entrando na lista negra da Fifa. Em 2006, o craque Zinedine Zidane ficou marcado pela famosa cabeçada no peito do zagueiro Marco Materazzi, na final do Mundial. Apesar de encerrar a carreira após aquela partida, o francês recebeu um gancho de três jogos da entidade máxima do futebol.

Antes de Suárez, o volante Alex Song já havia sido o primeiro jogador a receber uma punição da Fifa na Copa do Mundo realizada no Brasil. O camaronês foi suspenso por três partidas após ser flagrado pelo árbitro dando uma cotovelada no croata Mario Mandzukic.

Ouça as principais músicas do Mundial:

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade