PUBLICIDADE

Boxe

Boxe olímpico masculino começa neste sábado sem defensores de ouro

5 ago 2016 - 20h07
Compartilhar
Exibir comentários

A competição masculina de boxe dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começará neste sábado sem títulos a serem defendidos, já que os campeões de Londres, em 2012, não disputarão o torneio ou lutarão em outras categorias.

Dos campeões olímpicos de quatro anos atrás, apenas os cubanos Robeisy Ramírez, ouro no peso mosca (até 52kg), e Roniel Iglesias, meio-médio ligeiro (até 64kg), participarão dos Jogos, mas o primeiro competirá no peso galo (até 56kg) e o segundo no meio-médio (até 69kg).

Fora do quadro medalhas dos últimos Campeonatos Mundiais, nenhum dos dois chega à competição entre os três cabeças de chave dos respectivos pesos.

Ramírez, sexto cabeça de chave, começará a competir no dia 11 de agosto e terá como adversário o indiano Shiva Thapa. Caso se classifique, enfrentará nas oitavas de final o vencedor do duelo entre o ucraniano Mykola Butsenko e o marroquino Mohammed Hamout.

Iglesias será o quarto cabeça de chave na categoria meio-médio e estreará na segunda rodada contra o vencedor entre o armênio Vladimir Margaryan e Winston Hill, de Fiji.

Cuba, Rússia e Azerbaijão são os países favoritos na competição masculina, que resultará dez pódios e constitui um dos esportes com mais chances de medalhas para os latino-americanos.

Neste sábado estão previstos confrontos nos pesos mosca ligeiro (até 49kg), ligeiro (até 60kg), meio-pesado (até 81kg) e pesado (até 91kg).

Entre as lutas do mosca ligeiro, o brasileiro Patrick Lourenço enfrentará o colombiano Yurberjen Martínez, enquanto o mexicano Joselito Velázquez, bicampeão pan-americano, enfrentará o argentino Leandro Blanc.

Nos meio-pesados, o brasileiro Michel Borges terá como adversário o oitavo cabeça de chave, o camaronês Hassan Ndam. Já o peso pesado brasileiro Juan Nogueira enfrentará o austríaco Jason Whateley.

Na história dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas com 50 medalhas de ouro, 23 de prata e 38 de bronze, seguidos de Cuba (34-19-14) e Grã-Bretanha (17-12-24).

O início da competição feminina do boxe está previsto para o dia 12 de agosto, com confrontos dos pesos mosca e ligeiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade