PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

CBJ anuncia mudança no critério para definição da Seleção Brasileira

21 nov 2016 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou uma mudança no critério para convocar a Seleção Brasileira da modalidade a partir do próximo ano: a convocação acontecerá de acordo com o Ranking Nacional.

Assim, os judocas que representarão o Brasil em competições e treinamentos no exterior serão aqueles que forem mais regulares ao longo do ano, e que tenham disputado no mínimo um torneio válido pelo ranking brasileiro.

O modelo é utilizado para classificar atletas para o Jogos Olímpicos, e já é adotado pela Federação Internacional de Judô (FIJ).

Assim, a partir de 2018, os vencedores de cada uma das categorias olímpicas estarão assegurados no time nacional, assim como os judocas do 2º ao 9º lugares estarão garantidos na seletiva para os próximos Jogos, em Tóquio.

As competições que valem pontos para o Ranking Nacional são: Campeonato Estadual, Campeonato Brasileiro Regional, Troféu Brasil de Judô e Campeonato Brasileiro Sênior Final.

O presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, está convicto de que o novo sistema é o melhor. O dirigente exaltou a valorização dos torneios realizados em solo nacional, e destacou a necessidade dos atletas de seguirem atuando em alto nível para representarem o País.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade