0

Morre o mais antigo e surpreendente vencedor da Volta da França

7 fev 2017
10h21
  • separator
  • comentários

Vencedor da Volta da França em 1956, Roger Walkowiak morreu nesta terça-feira aos 89 anos em Vichy, cidade da região central do país. O ciclista francês era o mais antigo vencedor da prova, disputada desde 1903, ainda vivo.

Na edição de 1956, Walkowiak, descendente de poloneses, surpreendeu o mundo do ciclismo ao desbancar os favoritos ao título da Volta. O ciclista conquistou boa vantagem para seus concorrentes após abrir 30 minutos de frente na sétima etapa do torneio. O francês foi campeão sem vencer nenhuma etapa sequer.

Walkowiak terminou a competição com pouco mais de um minuto de vantagem para o também francês Gilbert Bauvin, capitão da equipe, e o belga Jan Adriansens. O espanhol Federico Martín Bahamontes terminou na quarta colocação.

Agora com a morte do francês, Bahamontes fica com o "posto" de mais antigo campeão da Volta ainda vivo, atualmente com 88 anos. O espanhol foi campeão três anos após o surpreendente triunfo de Walkowiak, na Volta de 1959, quando tinha 31 anos.

O título de Roger na Volta de 1956 foi tão surpreendente que, à época, foi criado o termo "Volta à la Walko", destinado à quando um ciclista "de fora da elite" vence a competição depois de escapar do pelotão principal e dos favoritos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade