4 eventos ao vivo

Dovizioso desbanca Rossi nos instantes finais e crava pole do GP da Holanda

25 jun 2016
11h49
  • separator
  • comentários

O italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, conquistou no circuito de Assen, neste sábado a primeira pole position na temporada 2016 da MotoGP, desbancando nos segundos finais o compatriota Valentino Rossi, da Yamaha, em dia de chuva e "roubo de veículo" cometido pelo espanhol Marc Márquez, da Honda.

Nono colocado na classificação de pilotos, Dovizioso cravou o tempo de 1min45s246 na última tentativa, já com a bandeirada final do treino de classificação tendo sido mostrada. Com isso, o italiano desbancou Rossi, que segundos antes havia assumido a liderança com o tempo de 1min45s961.

"O Doutor", como é apelidado o sete vezes campeão mundial e que vem de vitória no GP da Catalunha, acabou ficando na segunda colocação. Com a pista molhada na Holanda, o britânico Scott Redding, da Octo Pramac Ducati, acabou sendo a grande surpresa, ficando com o terceiro posto, fechando a primeira fila.

Na parte final da classificação, Marc Márquez, líder da temporada, sofreu queda por perda de aderência na roda dianteira. Para tentar chegar aos boxes da Honda e voltar para a atividade, o espanhol tomou o primeiro veículo que viu pela frente, no caso, a lambreta do fotógrafo italiano Tino Martino.

Com a moto reserva, o piloto conseguiu cravar o tempo de 1min46s430 e assegurar assim a quarta colocação, seguido pelo britânico Cal Crutchlow, da LCR Honda, e o venezuelano Yonny Hernández, da Aspar Ducati, que completam a segunda fila.

Vice-líder do Mundial de Pilotos, o espanhol Jorge Lorenzo, da Yamaha, conseguiu obter apenas o décimo tempo. Outro piloto do país, Dani Pedrosa, da Honda, sofreu com o desempenho da moto na pista molhada e sairá no 15º posto.

Na Moto2, em que a chuva apareceu no decorrer da sessão classificatória, quem levou a melhor foi o suíço Thomas Lüthi, da Interwetten Kalex, com o tempo de 1min37s954. Líder da competição, o francês Johann Zarco, da Ajo Kalex, largará logo atrás, no segundo posto.

O ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, da Marc VDS Kalex, que é décimo colocado na temporada, conseguiu o quinto melhor tempo no treino de hoje e, com isso, sairá na segunda fila.

Já na Moto3, onde uma fina garoa dificultou a vida dos pilotos, o italiano Enea Bastianini, da Gresini Honda, conseguiu a pole position, ao fazer volta em 1min42s463. Líder da temporada, o sul-africano Brad Binder, da Red Bull KTM Ajo, sairá em quinto amanhã.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade