PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Em palestra a jovens, Zé Roberto não crava aposentadoria no final do ano

25 jul 2016 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários

O lateral esquerdo Zé Roberto interrompeu a folga que o técnico Cuca deu ao elenco palmeirense nesta segunda-feira para ministrar uma palestra aos jogadores das categorias de base. O veterano de 42 anos esteve no restaurante da sede social do Verdão e conversou por mais de uma hora com as promessas da equipe sobre temas ligados à sua carreira. Entre os assuntos abordados, ele admitiu a possibilidade de adiar a aposentadoria prevista para o final deste ano.

Ao externar o orgulho que sente por defender o Palmeiras, Zé Roberto afirmou que não sabe quando irá pendurar as chuteiras definitivamente. Ele havia dito à torcida que se aposentaria após o término do Campeonato Brasileiro, mas a possibilidade de conquistar o título do torneio fez com que ele cogitasse uma nova renovação de contrato.

"Escolhi o Palmeiras porque minha carreira foi direcionada por projetos. Por isso onde fui sempre deu certo. Quando o Cícero [Souza, gerente de futebol] me ligou para vir ao clube, perguntei para ele: "qual vai ser o projeto, qual a mentalidade do clube?". Tudo o que o Cícero me passou foi cumprido. Sou muito orgulhoso de jogar no Palmeiras. Minha identificação foi muito rápida. É o clube que escolhi para encerrar minha carreira. Não sei quando, mas é o clube que escolhi", disse.

Mesmo com a idade avançada, Zé Roberto não tem apresentado problemas físicos e se tornou titular absoluto com Cuca. Ele lembrou os cuidados que tomou com o corpo durante toda a trajetória no futebol profissional e aconselhou os garotos palmeirenses a terem disciplina.

"Quando eu cheguei [na Europa], vi com muita clareza que os atletas de fora são mais profissionais do que no Brasil. Na Alemanha comecei a entender que meu corpo é meu instrumento de trabalho. Passei a cuidar dele, a me alimentar corretamente, descansar… Foi o maior investimento e direcionamento que fiz na minha carreira. Isso para mim tem dado um resultado muito positivo", afirmou o jogador.

Pela experiência que acumulou no futebol, Zé Roberto se tornou um dos principais líderes do atual elenco alviverde. Ele explicou aos garotos como é possível cobrar os companheiros sem ser desrespeitoso. "Quando você cobra um companheiro, ele vai crescer. E eu cresço junto, porque fazemos parte de um grupo. Todos querem ver sempre o seu companheiro bem", disse.

"Existem formas de cobranças. Existem jogadores que não gostam de ser cobrados na frente dos outros. Quando você tem essa leitura, você chama ele no particular e fala. Com vocês dois crescendo, o crescimento do grupo é notado", acrescentou.

O Palmeiras voltará a trabalhar na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. Com Zé Roberto em campo, o time perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, no domingo, no Palestra Itália, e viu a vantagem na liderança diminuir para Corinthians e Grêmio. O Verdão está com 32 pontos e contabiliza dois de diferença para os principais rivais na disputa pelo título.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade