PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Prova de fogo da segurança será na abertura da Olimpíada

30 jun 2016 - 12h02
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Embora as ações de prevenção a atos de terrorismo sejam extensivas para todo o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as autoridades de segurança pública do País consideram o 5 de agosto como o dia 'X'. Nessa data, são esperados no Rio de Janeiro cerca de 80 chefes de Estado para a cerimônia de abertura, no Maracanã. Isso tem ficado claro nas reuniões da comissão estratégica responsável pela coordenação da segurança do megaevento.

Esse cuidado especial não diz respeito apenas ao estádio, mas também ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e às vias expessas da cidade, por onde devem passar as autoridades, já a partir de primeiro de agosto.

Atentados recentes, como os ocorridos na Bélgica, e o dos últimos dias, na Turquia, não mudaram a rotina da comissão que reúne segmentos das Forças Armadas, órgãos de vários ministérios e dos governos do Estado e do município do Rio. A mobilização do grupo tem sido permanente e todos trabalham com a perspectiva real de ações criminosas de grande impacto no momento em que a atenção da mídia mundial estará voltada para o Brasil.

A operação de segurança para a Olimpíada, em agosto, e à Paralimpiada, em setembro, vai contar com aproximadamente 85 mil agentes e é a maior e mais complexa da história do País. Na verdade, ela já está parcialmente em execução, de acordo com o Comando Militar Leste.

Os órgãos de Inteligência que atuam na prevenção de atos terroristas durante os Jogos limitam ao máximo as informações públicas sobre detalhes das operações, o que se justifica por questões óbvias. Sabe-se, porém, que entre as múltiplas ações dos agentes, uma já foi definida faz tempo e é recorrente em situações similares. Vários deles vão dispor de ingressos destinados a torcedores para acompanhar praticamente todas as competições juntos com a plateia.

Foto: CB Vicente
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade