PUBLICIDADE

Rússia é excluída dos Jogos Paralímpicos de Inverno

29 ago 2016 - 20h41
Compartilhar
Exibir comentários

Os atletas paralímpicos russos seguem sofrendo sem saber se poderão participar dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e, nesta segunda-feira, mais umá má notícia para os esportistas. O Comitê Olímpico Russo anunciou, através de seu site oficial, que os paratletas russos também foram proibidos de participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecem em Pyeongchang, na Coréia do Sul, em 2018.

Leia mais:

Rússia recorre contra suspensão nas Paralimpíadas Rio 2016

Rússia irá usar "todos os meios possíveis" para participar das Paralimpíadas

"A decisão tomada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), junto com a Corte Arbitral do Esporte (CAS), sobre a exclusão dos paratletas russos dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 também se estende aos Jogos Paralímpicos de Inverno, em 2018, em Pyeongchang", diz a nota oficial.

A exclusão da Rússia de alguns dos maiores eventos esportivos se dá por conta de inúmeros escândalos de doping no país, que, em muitos casos, foram encobertos pelo governo nacional.

Caso mantenha-se de fora da Paralimpíada Rio 2016, aproximadamente 260 paratletas russos ficarão sem competir. Mesmo desfalcada, principalmente no atletismo, a Rússia terminou os Jogos Olímpicos deste ano na quarta colocação, com 36 medalhas de ouro.

"A decisão descrimina diversos paratletas russos sem culpa no caso de doping. Ataca também os esforços feitos pela sociedade e o Governo russo de melhorar a vida de milhares de pessoas deficientes na Rússia", acrescenta o comunicado.

Na última semana, o Comitê Russo recorreu na Corte Federal Suíça contra a decisão do TAS pela suspensão nas Paralimpíadas. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou a comentar sobre o caso, classificando como "sínico e imoral".

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade