PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Santos

Santos

Favoritar Time

Muricy enfrenta "discípulo defensivo" e usa aproveitamento por surpresa na Vila

2 out 2013 - 08h02
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Pouco mais de cinco meses após a demissão conturbada do Santos, o técnico Muricy Ramalho enfrenta nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez a ex-equipe já protagonizando o primeiro confronto contra uma espécie de discípulo seu no clube, o técnico Claudinei Oliveira, ex-comandante do time sub-20 e efetivado após a sua saída em 31 de maio.

Muricy conquistou quatro títulos pelo Santos (dois paulistas, uma Copa Libertadores da América e uma Recopa Sul-Americana), mas foi alvo de muitas críticas nos 25 meses à frente da equipe alvinegra, principalmente, por membros do Conselho Deliberativo do clube, que exigam maior aproveitamento dos jovens das categorias de base e um futebol menos dependente de Neymar, negociado em maio com o Barcelona, da Espanha.

<p>De volta ao São Paulo, Muricy Ramalho enfrentará pela primeira vez o Santos, após saída em maio, e seu "discípulo" no cargo</p>
De volta ao São Paulo, Muricy Ramalho enfrentará pela primeira vez o Santos, após saída em maio, e seu "discípulo" no cargo
Foto: Bruno Santos / Terra

Claudinei assumiu a equipe priorizando oportunidades aos mais jovens. A primeira providência foi a titularidade de Neilton, hoje preterido, até mesmo, do banco de reservas. Posteriormente, o técnico efetivou Leandrinho como titular e passou a agradar por uma postura mais ofensiva.

A mudança no estilo de jogo da equipe, no entanto, hoje similar ao do antigo treinador, o transforma em uma espécie de discípulo de Muricy. Na base, Claudinei chegou a utilizar quatro meias de origem para atuar com um meio de campo mais leve, com maior qualidade de passe, enquanto no profissional passou a não abrir mão de um atleta mais marcador, tendo no volante Alison o seu principal pupilo.

"Eu trabalho para alegrá-los (torcedores), para que possam tirar sarro dos rivais com respeito, mas não estou preocupado (com as críticas). Pergunta para o torcedor do Santos se ele trocaria a nossa pontuação por a de algum time que está entre os últimos dando chapéu, carretilha e show de bola? Vai ter o momento do time brilhar, não só tecnicamente, como taticamente, mas precisaremos buscar alguns jogos de maneira pragmática", explicou o treinador.

"O Muricy conhece os nossos jogadores, é um treinador capacitado, mas tínhamos contatos esporádicos no clube. Eu me colocava em meu lugar, não o incomodava ou dava palpites. Fazíamos treinos com a equipe profissional, não contra a equipe profissional. Então, eram sempre conversas mais breve, mas fala sempre com o Tata (auxiliar de Muricy). Não temos uma relação de amizade, mas há um respeito grande e espero conquistar isso, também, com o meu trabalho", completou.

Com Claudinei, o Santos tem a quinta melhor defesa do Brasileiro, com 25 gols sofridos. Contudo, apesar do "discipulado", Claudinei ainda está aquém do "mestre", 48,1% de aproveitamento dos pontos contra 60,4% de Muricy com o mesmo número de jogos pelo clube. O teste será nesta quarta.

Veja a comparação de desempenho de Claudinei e Muricy pelo Santos:

Claudinei Oliveira   Muricy Ramalho
27 JOGOS 27
10 VITÓRIAS 14
9 EMPATES 7
8 DERROTAS 6
48,1% APROVEITAMENTOS 60,4%

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade