PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

São Paulo flerta com maior vexame e joga sob pressão

7 mai 2014 - 08h52
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Jogadores do São Paulo participam de treino antes de decisão na Copa do Brasil contra CRB
Jogadores do São Paulo participam de treino antes de decisão na Copa do Brasil contra CRB
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Mais do que continuar vivo na busca por um título que nunca conquistou, o São Paulo entra em campo na noite desta quarta-feira, no Pacaembu, pressionado para evitar o meior vexame de sua história na Copa do Brasil. Contra o CRB, o time comandado por Muricy Ramalho precisa vencer por 1 a 0 ou por dois gols de diferença para avançar à terceira fase – se fizer 2 a 1, resultado pelo qual foi derrotado no jogo de ida, leva a decisão para as penalidades. Em caso de revés, será a primeira vez que o clube cairá diante de um clube que disputa a Série C e antes das oitavas de final.

“O CRB quer fazer história e eliminar o São Paulo, mas a gente tem que se impor”, afirmou o atacante Ademilson. “Tem que ser uma noite em que dê tudo certo: um passe, um lançamento, um chute. Tudo tem que dar certo. Temos que passar com vitória. Temos. Vai ser um jogo muito difícil”, afirmou Alexandre Pato, igualmente preocupado com o confronto, marcado para as 22h (de Brasília). O time não joga no Morumbi porque o local será usado para show da banda One Direction.

Se seguir as indicações desses dois jogadores, o São Paulo evitará seu maior vexame em 24 anos de Copa do Brasil. Por disputar competições como Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, o clube participou de apenas 13 edições, mas nunca se sagrou campeão – em 2000, foi vice-campeão, derrotado pelo Cruzeiro na final. E também nunca caiu para clubes afastados das duas primeiras divisões.

"Obrigação é do São Paulo", diz Ademilson sobre Copa do Brasil:

A queda são-paulina que mais se assemelha a vexame ocorreu em 1990, quando foi eliminado pelo Criciúma nas quartas de final. O time catarinense, no entanto, era uma espécie de sensação: foi bicampeão estadual naquele ano e, na temporada seguinte, se sagrou campeão da Copa do Brasil. Foi a única vez em que o time caiu para um adversário que não estava na Série A do Campeonato Brasileiro – o Criciúma disputava a segunda divisão.

Nas outras edições, o São Paulo foi eliminado por clubes como Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vitória, Vasco, Botafogo, Corinthians, Goiás, Avaí e Coritiba, todos na Série A nos respectivos anos.

O Sâo Paulo enfrentou em anos anteriores situações parecidas. Em 1993, perdeu para o Rio Branco por 1 a 0 no Acre, mas venceu por 3 a 1 na volta pelas oitavas. Em 2000, o Comercial-MS fez 2 a 1 na ida, mas levou o troco no Morumbi: 3 a 0. Em 2002 foi a vez do Treze  pressionar o São Paulo com 1 a 0 na Paraíba. Na volta, 4 a 1 para o time tricolor. No ano seguinte, a situação mais dramática: o São-Raimundo-AM 2 x 0 São Paulo provocou ebulição, mas o 6 a 0 na volta recolocou o clube tricolor no eixo.  

Time com maior tradição na divisão principal, o Santa Cruz também fez os são-paulinos sofrerem em 2011, mesmo afastado das divisões principais. O São Paulo fez 2 a 0 com dificuldades no Morumbi depois de 1 a 0 para os pernambucanos no Recife.

Mesmo fora do Morumbi, sobra confiança pela reação. “O campo do Pacaembu ajuda bastante, torcida fica mais perto da gente ali. Torcida pertinho da gente, apoiando, vai ajudar a passar para próxima tarde”, disse Alexandre Pato.

Ademilson ganha bicicleta em homenagem por golaço
Ademilson ganha bicicleta em homenagem por golaço
Foto: Instagram / Reprodução

Para a partida, Muricy Ramalho carregou duas dúvidas. A primeira delas é o substituto de Rodrigo Caio, expulso na partida de ida – Edson Silva é o favorito. A outra é sobre se vai colocar Ganso como meia armador atrás de um trio de atacantes ou vai repetir a formação que começou o jogo no empate por 2 a 2 com o Coritiba, no último final de semana, com quatro atacantes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade