PUBLICIDADE

Campeonato Carioca

Patrocínio Logo do patrocinador

Súmulas do Campeonato Carioca têm megaquestionário

16 jan 2017 - 15h36
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Úrsula Nery/FERJ

Já está em vigor na fase preliminar do Campeonato Carioca uma novidade no futebol do Rio. Em cada partida da competição, o delegado do jogo tem de responder a um questionário de 50 perguntas e depois anexá-lo à súmula. A medida tem, entre outras finalidades, saber se os clubes e os árbitros cumpriram suas obrigações. E pode servir como documento oficial para casos analisados pelo Tribunal de Justiça Desportiva.

As perguntas remetem a uma série de questões. Versam sobre presença de estranhos no campo, venda antecipada de ingressos, número de ambulâncias, médicos e enfermeiros durante a partida e até se havia figuras fantasiadas no gramado, representando as mascotes dos clubes, ou se houve a execução de algum hino.

O delegado também tem a tarefa de informar no documento sobre as condições do gramado, dos vestiários, do sistema de sonorização, do placar eletrônico e da iluminação dos estádios. Cabe a ele relatar se havia lugares reservados para dirigentes do clube visitante e detalhar a atuação dos gandulas, explicitando se foram escalados pela federação.

Outro ponto trata da remuneração ao árbitro e assistentes. Ela tem de ser feita pelo mandante antes do jogos e o delegado verifica isso. Existe ainda um checagem sobre a quantidade de bolas, cedidas pela federação e utilizadas durante cada partida. Curioso é que ao final do questionário o delegado tem que preencher uma ficha com seus dados pessoais e endereço completo.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade