PUBLICIDADE

Tênis

Federação americana não será punida após gafe com hino da Alemanha

13 fev 2017 - 09h02
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a execução do hino da Alemanha nazista antes da partida válida pela Fed Cup entre Andrea Petkovic e Alison Riske, a Federação Internacional de Tênis (ITF) comunicou que não irá punir a Usta, Associação Americana de Tênis por conta do ocorrido. Entendendo ter sido um erro, ainda que grave, a entidade que comanda o esporte procurou minimizar a situação.

O hino reproduzido no confronto entre Alemanha e EUA foi fortemente relacionado ao Partido Nazista por conta do grande teor nacionalista presente na composição. Após a Segunda Guerra Mundial, apenas a última estrofe, que fala de união, justiça e liberdade, foi adotada como o verdadeiro hino.

"A federação de tênis dos EUA se desculpou e disse que isso não acontecerá novamente. Assim, nenhuma sanção será aplicada", disse a ITF através de um comunicado oficial.

Andrea Petkovic, que representou a Alemanha no duelo em que aconteceu a gafe, se mostrou muito abalada com a situação. Se sentindo desrespeitada, ela também teve dissabores após o início do jogo, sendo dominada por Alison Riske e perdendo por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (12  10) e 6/2.

"Isso foi o ápice da ignorância, e eu nunca me senti tão desrespeitada em toda a minha vida. Disputo a Fed Cup há 13 anos e esta é a pior coisa que já aconteceu comigo. Foi uma absoluta insolência, da pior espécie. Estamos em 2017, isso nunca deveria acontecer na América", disse Petkovic após o duelo.

A Associação Americana de Tênis também buscou se retratar após o fato tomar grande repercussão. Através de um comunicado oficial, a entidade admitiu o erro, mas assegurou que não teve nenhuma intenção de causar desconforto às atletas germânicas.

"A Usta pede suas mais sinceras desculpas ao time alemão da Fed Cup e a todos os torcedores pela performance de um hino nacional desatualizado antes da competição deste sábado. Não tivemos a intenção de desrespeitá-los em nenhum momento. Este erro não acontecerá novamente, e o hino correto será tocado no restante desta rodada", disse através de uma nota oficial divulgada no sábado.

Após a vitória contra a Alemanha, os EUA se classificaram para a semifinal da Fed Cup. Agora, as norte-americanas irão enfrentar as adversárias da República Tcheca. Quem se classificar para a grande decisão pega o vencedor do confronto entre Suíça e Bielorrússia.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade