PUBLICIDADE

Tênis

Federer não dá chances à sensação e avança em Wimbledon

29 jun 2016 - 14h44
(atualizado às 15h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira aconteceu um dos jogos mais curiosos da história de Wimbledon. De um lado, Roger Federer, 3 do mundo, maior vencedor do torneio com sete títulos, e um dos maiores de todos os tempos da modalidade. De outro, o britânico Marcus Willis, 772 do mundo e que havia se retirado do circuito profissional para dar aulas de tênis em um clube.

Apesar da história de superação, após ter passado pelo pré-qualificatório, pelo qualificatório e pela primeira rodada do Grand Slam inglês, o tenista da casa não foi páreo para o suíço, que venceu com tranquilidade por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/3 e 6/4.

Desde o momento em que entrou na quadra central de Wimbledon, Willis era só sorrisos. Com o apoio do torcida, o tenista deixou claro de que estava vivendo um momento mágico na carreira e que aproveitaria ao máximo. Com bom humor, arrancou risadas da plateia, dos árbitros e de seu oponente.

Com a bola em jogo, Federer foi dominante. Marcus lutava e vencia pontos demonstrando habilidade e técnica, contudo, não suficientes para bater o ex-número 1 do mundo, que venceu todos os games do primeiro set e aplicou um pneu para sair na frente.

No início da segunda parcial, após Roger confirmar seu serviço com facilidade, foi a vez de Willis e de toda a plateia de Wimbledon explodirem. O britânico confirmou seu primeiro saque na partida, fato que se repetiria no quarto e no oitavo games.

O suíço não deu mais chances ao adversário na segunda parcial, visto que conseguiu uma quebra de serviço e confirmou seus saques, abrindo 2 a 0 e encaminhando a classificação. Aliás, Federer mostrou-se mais confortável em quadra em relação ao primeiro jogo, demostrando alto nível de precisão e qualidade técnica.

No terceiro e último set, o jogo ficou equilibrado e o 772 do mundo teve a chance de chegar ao seu primeiro break na partida no sexto game, mas o suíço conseguiu manter o saque. No nono game, foi Federer quem chegou à quebra, abrindo 5 a 4 e confirmando seu saque para garantir vaga na terceira rodada.

Apesar da derrota, Willis saiu ovacionado pela torcida. A segunda rodada em Wimbledon garantirá ao britânico a conquista de muitas posições no ranking mundial e um aumento de 227,5 vezes em sua premiação na temporada, visto que havia ganho menos de mil reais e receberá cerca de R$ 224 mil por sua campanha no Grand Slam inglês.

Além disso, Marcus não conta com patrocínio esportivo e, por isso, utilizou um uniforme da Nike da coleção de Federer, que contava com a marca do suíço, o famoso RF, na manga esquerda.

Com a vitória, o Maestro segue firme na busca pelo oitavo título na grama do All England Club, podendo isolar-se como maior vencedor, já que está igualado ao americano Pete Sampras com sete conquistas. Na próxima rodada, Roger encara o vencedor do confronto entre o ucraniano Alexandr Dolgopolov (33º) e o britânico Daniel Evans (91º).

Foto: EFE
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade