PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Ágatha e Bárbara vencem russas, e Brasil garante medalha

14 ago 2016 - 23h55
(atualizado em 15/8/2016 às 00h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Célio Messias / Gazeta Press

Ágatha e Bárbara Seixas superaram neste domingo as russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova e avançaram às semifinais do vôlei de praia dos Jogos Olímpicos, já garantindo uma medalha para o Brasil entre as mulheres, pois Talita e Larissa também estão entre as quatro melhores do torneio.

As atuais campeãs mundiais derrotaram as rivais, zebras na competição, já que alcançaram as quartas depois de disputar repescagem, por terem terminado a primeira fase no terceiro lugar, em 2 sets a 0, com 23-21 e 21-16, em 49 minutos.

Agora, Ágatha e Bárbara pegarão quem levar a melhor no jogo entre as americanas Kerri Walsh Jennings, atual campeã olímpica, e April Ross, vice em Londres 2012, contra a dupla australiana formada por Taliqua Clancy e Louise Bawden, que acontece na sequência.

Na outra semifinal, Talita e Larissa duelarão com as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, depois de passarem sufoco e vencerem de virada as suíças Joana Heidrich e Nadine Zumkehr por 2 sets a 0, com parciais de 21-23, 27-25 e 15-13.

Foto: Célio Messias / Gazeta Press

As brasileiras começaram com ritmo forte e logo abriram frente de 4-1, especialmente graças aos bloqueio de Ágatha. As russas, no entanto, foram buscar e conseguiram empatar em 6-6. O duelo seguiu equilibrado, com a dupla da casa na frente, mas as europeias se valeram dos erros das adversárias, surpreenderam e viraram em 14-11.

As muitas falhas consecutivas de Ágatha e Bárbara Seixas facilitaram muito a vida das russas, que foram escapando cada vez mais no placar, chegando a colocar seis pontos de frente, em 19-13. Com direito a sequência de cinco pontos consecutivos e depois três set points salvos, as anfitriãs viraram e fecharam em 23-21.

O lance final da primeira parcial, um sutil toque de Bárbara no fundo da quadra das russas foi comemorado intensamente, em uma verdadeira explosão nas arquibancadas na arena montada na Praia de Copacabana.

Foto: Célio Messias / Gazeta Press

A virada embalou a dupla do Brasil e desestabilizou Birlova e Ukolova, que não se encontraram no início do segundo set, levando 5-0 em poucos minutos de duelo. As russas até esboçaram uma reação, mas Ágatha e Bárbara mostraram mais solidez do que na parcial inicial.

Com ataque afiado, as donas da casa não tiveram dificuldades para confirmar seus pontos nos saques das adversárias, e foram mantendo confortável vantagem na partida, até conseguir fechar o set em 21-16 e o jogo em 2 sets a 0.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade