PUBLICIDADE

Vôlei

Brasil vence EUA, garante liderança do grupo e classifica Itália para semifinal

15 jul 2016 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira masculina de vôlei venceu os Estados Unidos, de virada, pela fase final da Liga Mundial, disputada na Polônia. A vitória verde amarela foi por 3 sets a 2, com parciais de 24/26, 21/25, 28/26, 25/21 e 15/12.

Após perder para a Itália, os norte-americanos precisavam de uma vitória de no máximo 3 sets a 1 para selar a classificação. Após abrir 2 sets a 0, a seleção dos Estados Unidos viu o Brasil vencer os três sets seguintes e acabar com o sonho do tricampeonato. Já a Seleção garantiu a liderança do Grupo J, seguida pelos italianos, que terminaram com o segundo lugar e também foram à semi.

O Brasil, maior vencedor da Liga Mundial com nove títulos, segue em busca do décimo ouro, e terá pelo frente a França, atual campeã. Já a Itália, segunda maior vencedora com oito conquistas, tentam passar pela Sérvia. O torneio serve como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O Jogo - 

O duelo começou equilibrado, mas não demorou para que os Estados Unidos abrisse vantagem. Quando os norte-americanos lideravam por 11 a 7, o técnico Bernardinho pediu para a equipe ter mais calma e cadenciar a partida. Os atletas atenderam o pedido do comandante e a vantagem dos EUA caiu para um ponto: 12 a 11.

O Brasil cresceu na partida e ganhou três pontos na sequência, assumindo a liderança por 14 a 12. A vantagem verde e amarela durou pouco, pois logo depois os Estados Unidos voltaram a ficar na frente. Aproximando-se da decisão dos sets, as equipes se igualaram no placar. Na primeira oportunidade de sair na frente, os EUA desperdiçaram o set point, mas capitalizaram na segunda oportunidade, fechando em 26 a 24.

A segunda parcial foi parecida. Após começar parelha, os norte-americanos se aproveitaram dos erros brasileiros e abriram 8 a 5. Os nove vezes campeões da Liga Mundial foram para cima e conseguiram a virada, assumindo a liderança do set. Porém, o bloqueio dos EUA cresceu, principalmente em cima de Isac, e permitiu que a equipe abrisse a vantagem necessária para levar o segundo set.

Precisando vencer apenas um set para se classificar em primeiro lugar no grupo, a Seleção se impôs na terceira parcial. Após ficar boa parte do set na liderança, o Brasil viu os adversários encostarem no placar no momento decisivo. Depois de desperdiçar um set point, o time verde e amarelo ainda teve que salvar um match point, que colocaria o Brasil na segunda colocação do grupo, antes de fechar em 28 a 26.

No quarto set, os Estados Unidos precisavam da vitória de qualquer maneira para garantir a classificação. Contudo, o Brasil não estava disposto a facilitar a vida dos atuais campeões da Copa do Mundo. A Seleção acabou com o sonho norte-americano após vencer a parcial por 25 a 21. No tie-break, os norte-americanos começaram melhores. Contudo, o Brasil foi buscar e virou o placar no final, garantindo a segundo vitória e a liderança isolada do Grupo J.

Ainda nesta sexta, pelo Grupo K, a França venceu a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 25/19, 24/26, 19/25 e 15/12. Apesar da derrota, os sérvios passaram em primeiro lugar no grupo, seguido pelos franceses. A Polônia, terceira integrante da chave e dona da casa, foi eliminada.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade