PUBLICIDADE

Vôlei

Pela Liga Mundial, Itália vence EUA, mas set perdido põe Brasil na semi

14 jul 2016 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira, Itália e Estados Unidos, que integram o grupo do Brasil, entraram em quadra pela fase final da Liga Mundial. Após ser derrotado pelo time verde e amarelo nesta quarta, os europeus, donos de oito títulos do torneio, venceram os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 27/25, 26/28 e 25/21.

O resultado classifica automaticamente a Seleção Brasileira para a semifinal da competição. Isso porque o time de Bernardinho venceu os europeus por 3 sets a 0 e, portanto, poderá no máximo ter um saldo zerado de sets, caso perca de 3 a 0 para os Estados Unidos, e o saldo italiano terminou em -1.

Precisando da vitória para se manter viva na competição, a Itália começou pressionando e conseguiu abrir vantagem no primeiro set. Quando a parcial se encaminhava para a parte decisiva, foi a vez dos Estados Unidos pressionarem e encostarem no placar, que marcava 22 a 20 para os europeus. Os oito vezes campeões da Liga Mundial conseguiram manter a calma e saíram da frente.

Mesmo perdendo o set, o bloqueio norte-americano se destacou, visto que cinco pontos foram anotados pelo fundamento. A Itália, que tem no bloqueio uma de seus características principais, terminou zerada no quesito na primeira parcial.

O segundo set foi equilibrado. As duas seleções lutaram ponto a ponto e nenhuma equipe conseguiu abrir grande vantagem. Os italianos, mais uma vez, foram decisivos e fecharam em 27 a 25 para abrirem 2 sets a 0.

Com grande desvantagem no placar, os Estados Unidos começaram forte no terceiro set, e conseguiram abrir 10 a 5. Contudo, a vantagem norte-americana não se manteve durante toda a parcial. A Itália cresceu na partida e virou para 20 a 19. Até que os EUA vencessem o set, os times duelaram, com os europeus tendo que salvar set points e disputando ralis.

No quarto set, o equilíbrio se manteve, mas os italianos foram mais eficazes no final da parcial, abrindo quatro pontos de vantagem e derrotando os bicampeões do torneio. Caso o Brasil vença os Estados Unidos, a Itália se classifica.

Nesta sexta-feira, os norte-americanos voltam à quadra para enfrentar a Seleção Brasileira, às 15h30. Vale lembrar que tanto Estados Unidos quanto Itália integram o grupo do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade