PUBLICIDADE

Superliga Masculina

Regulamento - Superliga Masculina 2012 - Terra

Compartilhar

Regulamento

A Superliga Masculina de vôlei é disputada em quatro fases: classificatória, quartas de final, semifinal e final. A primeira fase é realizada no sistema de turno e returno. Ou seja, todos os participantes se enfrentam duas vezes, alternando o mando de quadra.

O sistema de pontuação é o mesmo utilizado pela FIVB (Federação Internacional de Vôlei). A vitória por 3 sets a 0 ou por 3 sets a 1 vale 3 pontos. Ao passo que o triunfo por 3 sets a 2 rende 2 pontos ao vencedor e um ao perdedor.

As oito equipes com melhores índice técnico avançam às quartas de final, quando se enfrentarão obedecendo à seguinte ordem: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. O sistema será playoff (melhor de três). Os times com melhores campanhas terão a vantagem de (se necessário) mandar a terceira partida.

A semifinal segue a mesma lógica. Ao contrário da final, que é decidida em duelo único em um ginásio pré-estabelecido pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

Durante todo o torneio, o critério de desempate será, em ordem, número de vitórias, sets average (aproveitamento), pontos average, confronto direto e sorteio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade