PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Atlético-PR ganha do Criciúma com oito titulares da base

20 jul 2014 - 21h11
(atualizado às 21h53)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Marcelo, 22 anos, não teve sua negociação fechada com o Corinthians e continua no Atlético-PR</p>
Marcelo, 22 anos, não teve sua negociação fechada com o Corinthians e continua no Atlético-PR
Foto: Geraldo Bubniak / Gazeta Press

A equipe titular que iniciou a partida entre Atlético-PR e Criciúma, na vitória paranaense por 2 a 0, na Arena da Baixada, demonstrar o porquê do time rubro-negro ser a equipe que mais utiliza atletas da base no futebol profissional.

Os 11 titulares do Atlético foram: Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio e Marcos Guilherme; Marcelo, Ederson e Coutinho. O sistema 4-3-3 imposto pelo técnico Doriva deixou uma marca importante.

Destes atletas, apenas o goleiro Weverton e os alas Sueliton e Natanael não passaram pelas categorias anteriores do clube antes de se profissionalizar. Os outros oito jogadores estiveram presentes na base atleticana. Já nas duas substituições, o número caiu para sete: com a entrada de Mosquito, da base, mas as saídas de Douglas Coutinho e Marcelo.

O número, entretanto, pode ter alguma divergência. Em apenas um nome. O atacante Ederson, na verdade, teve sua maior parte de revelação no Ceará. Ainda nas categorias de base, em 2007, o camisa 9 se transferiu para o Atlético-PR. Quando completou 18 anos, acabou emprestado para o próprio time cearense para a disputa da Série B. Ficou por lá até 2010, quando ainda sem espaço em Curitiba, teve um novo empréstimo e, desta vez, para o ABC.

No time paranaense, só se afirmou em 2013, na época dirigido por Ricardo Drubscky, que confiou em seu potencial e conseguiu mantê-lo. O resultado foi a artilharia do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, com 21 gols.

Somente neste ano, 26 jogadores revelados nas categorias de base da equipe jogaram no profissional do time paranaense. Não à toa, três atletas são presenças frequentes nas convocações de Alexandre Gallo para o Sub-17 e Sub-20 do Brasil: o zagueiro Léo Pereira, o meia Nathan e o atacante Mosquito.

Em entrevista concedida para a reportagem logo após a convocação da Seleção Brasileira Sub-20 para o Torneio de Touloun, na França, Gallo falou do trabalho do Atlético-PR em revelar garotos. “É um clube que possui uma estrutura muito boa, que investe nas categorias de base e que aproveita os meninos no principal”, afirmou o treinador.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade