PUBLICIDADE

Sem Ginóbili, Argentina vence Chile e encara Brasil na final

11 jul 2012 - 19h57
(atualizado em 12/7/2012 às 15h37)
Compartilhar

Henrique Moretti
Direto de Foz do Iguaçu*

Os fãs argentinos que se dirigiram ao Ginásio Costa Cavalcanti nesta quarta-feira, para o Super Four de Foz de Iguaçu, não puderam ver Emanuel Ginóbili em ação. Principal expoente do basquete do país, o ala-armador não entrou em quadra na vitória de sua seleção sobre o Chile por 96 a 62. O próximo desafio da equipe é contra o Brasil, que superou a Espanha B por 101 a 68.

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Beckham ou Neymar? Vote em quem brilhará mais nos Jogos de Londres

Apesar de não ter nenhuma lesão, Ginóbili foi poupado e só deve atuar na quinta-feira, na final do torneio amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de Londres. Contra o Chile, o atleta tricampeão da NBA pelo San Antonio Spurs apenas assistiu ao encontro do banco de reservas, usando inclusive calças jeans. Armador titular da equipe, Pablo Prigioni também foi preservado pelo técnico Julio Lamas.

Assim, os principais astros da Argentina foram Luis Scola e Ginóbili, remanescentes do time que conquistou a medalha de ouro na Olimpíada de Atenas 2004 e Pequim 2008. O ala-pivô do Houston Rockets, no entanto, atuou apenas no primeiro tempo, somando 11 minutos em quadra e marcando seis pontos. Os cestinhas foram Alfredo Quinteros, com 18 pontos, Juan Gutiérrez, com 16, e Andrés Nocioni, com 14.

Isso foi o suficiente para superar o Chile, que com pouca tradição no basquete só participou de quatro edições de Jogos Olímpicos (a última em Melbourne 1956) e não mostrou resistência. O time havia sido batido com facilidade pelo Brasil na semana passada, no Super Four de Buenos Aires, por 110 a 64.

Nesta quarta, a Seleção dirigida por Ruben Magnano estreou em Foz do Iguaçu arrasando a equipe B da Espanha, formado por jogadores mais jovens que até poucos dias atrás participavam da preparação da equipe A, atual bicampeã europeia e vice da Olimpíada, em Madri.

O Costa Cavalcanti, com capacidade para pouco mais de 3 mil pessoas, esteve repleto na primeira semifinal de fãs argentinos, que aproveitando a proximidade com Foz do Iguaçu preencheram toda a parte das arquibancadas dedicadas a eles, atrás de uma das laterais. A partir do segundo tempo do duelo, o ginásio inteiro já estava praticamente lotado com a chegada da torcida brasileira.

Quando a Argentina dominava o duelo no terceiro quarto, os torcedores do país ensaiaram o tradicional canto, ouvido bastante nos estádios de futebol, com "vamos, vamos Argentina, vamos, vamos a ganar". Neste momento, vaias foram ouvidas por parte dos fãs brasileiros.

A promessa, portanto, é de jogo quente no reencontro dos rivais sul-americanos, nesta quinta-feira. Na última sexta, a Argentina superou o Brasil na decisão do torneio amistoso de Buenos Aires por 80 a 74.

* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Basquete (CBB)

Olimpíadas ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

atm super four basquete Argentina x Chile
atm super four basquete Argentina x Chile
Foto: Henrique Moretti / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade