PUBLICIDADE
Logo do Seleção Colombiana

Seleção Colombiana

Favoritar Time

Neymar decide, e Brasil tem reestreia vitoriosa de Dunga

5 set 2014 - 23h57
(atualizado em 2/12/2014 às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Rivais nas quartas de final de Copa do Mundo, Brasil e Colômbia se reencontraram nesta sexta-feira, em amistoso realizado em Miami, nos Estados Unidos. A partida marcou a volta de Dunga à frente da Seleção Brasileira. Assim como no Mundial, os brasileiros foram melhores e garantiram uma estreia com o pé direito para o treinador gaúcho. Em uma cobrança de falta com perfeição, Neymar marcou no final da partida e decretou a vitória por 1 a 0 sobre os colombianos.

<p>Dunga reestreia com o pé direito</p>
Dunga reestreia com o pé direito
Foto: Lynne Sladky / AP
Como já era esperado, o encontro entre Neymar e Zuñiga foi mais tranquilo. Apesar de atuarem na mesma faixa do campo, os jogadores se encontraram antes mesmo de a bola rolar. Isso porque os dois foram nomeados capitães das suas equipes. Após o cara ou coroa, os jogadores conversaram e se abraçaram, mostrando que a joelhada que tirou o brasileiro da Copa ficou no passado.

A partida surpreendeu pela agressividade da Colômbia na marcação. Com entradas fortes, os colombianos irritaram os brasileiros, que entraram na pilha e também passaram dos limites. O primeiro tempo terminou com cinco cartões amarelos, sendo dois para o Brasil e três para o adversário. Cuadrado foi expulso logo no começo da etapa final após nova falta em Neymar seguida de reclamação, o que acirrou ainda mais o ânimo dos atletas em campo.

Com a bola no pé, o Brasil foi melhor durante todo o jogo, mas principalmente no segundo tempo, quando ficou com homem a mais em campo. Esbanjando velocidade, a equipe comandada por Dunga acertou bons toques de bola e infiltrações na área rival, mas parou na boa atuação do goleiro Ospina. Quando a partida se encaminhava para um empate sem gols, Neymar brilhou. O camisa 10 acertou bela cobrança de falta aos 38min, no ângulo, sem chances para o arqueiro colombiano.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima terça-feira (9), contra o Equador, em Nova Jersey.

Partida nervosa e poucas chances de gol

Diego Tardelli deu mais movimentação ao ataque do que Fred
Diego Tardelli deu mais movimentação ao ataque do que Fred
Foto: Bruno Domingos/Mowa Press / Divulgação

O primeiro tempo começou a todo vapor, e de clima de amistoso não tinha nada. Os colombianos marcavam em cima e não evitavam divididas. Nem faltas fortes ao perder o tempo da marcação. Cuadrado era o mais violento e logo aos 11min recebeu o primeiro cartão amarelo da partida. Com Neymar caçado em campo, e o árbitro canadense ignorando alguns lances, os brasileiros começaram a se irritar e Luiz Gustavo e Ramires também receberam uma advertência do juiz. Zuñiga e Valdés completaram a lista de cinco cartões na etapa inicial.

Com a bola rolando, as equipes criaram pouco e deixaram a desejar. O Brasil chegou pela primeira vez com perigo aos 25min. Filipe Luís recebeu na área e chutou rasteiro. Ospina rebateu e Tardelli completou para o gol. Porém, o bandeirinha se equivocou e marcou impedimento do lateral esquerdo da Seleção Brasileira. 

A melhor chance saiu após boa troca de passes do setor ofensivo do Brasil. Aos 32min, Oscar recebeu de Willian de frente para o gol, mas concluiu torto e não assustou o goleiro colombiano.

Com dificuldades para infiltrar na área brasileira, a Colômbia chegou apenas em arremates de fora da área. Aos 37min, Zuñiga arriscou e a bola passou com muito perigo. Aos 40min, Jefferson precisou fazer uma defesa difícil após finalização de Cuadrado.

Neymar recebe falta de Cuadrado
Neymar recebe falta de Cuadrado
Foto: Bruno Domingos/Mowa Press / Divulgação
Cuadrado é expulso, e Neymar brilha

Na volta do intervalo, Dunga já promoveu duas alterações. O técnico brasileiro sacou os volantes Ramires e Luiz Gustavo e apostou nas entradas de Elias e Fernandinho. O Brasil melhorou e logo aos 4min já assustou. Neymar tabelou com Filipe Luís e chutou na saída de Ospina, que espalmou para a linha de fundo. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o camisa 10 brasileiro, que foi derrubado por trás por Cuadrado. Como já tinha amarelo e ainda reclamou, acabou expulso de campo. 

Com um homem a mais desde o começo da etapa final, a equipe comandada por Dunga sobrou em campo. Aos 11min, David Luiz quase repetiu o gol que marcou nas quartas de final, justamente contra os colombianos. O zagueiro acertou bela cobrança de falta, mas Ospina defendeu parcialmente. No rebote, Fernandinho cabeceou em cima do goleiro e desperdiçou ótima oportunidade. Um minuto depois, Oscar recebeu dentro da área e deixou de calcanhar para Diego Tardelli. O atacante do Atlético-MG entrou com muita velocidade, pegou de primeira, mas a bola saiu ao lado do gol.

Com domínio total da posse de bola, Dunga fez duas alterações no sistema ofensivo da Seleção. O treinador apostou em Philippe Coutinho, Éverton Ribeiro e Robinho, nos lugares de Oscar, Willian e Tardelli. José Pékerman respondeu na mesma moeda e tirou James Rodrígues para colocar o ídolo Falcao García.

As alterações deixaram o Brasil com mais velocidade e quando tudo parecia se encaminhar para um empate por 0 a 0, a estrela de Neymar brilhou. Aos 38min, o árbitro marcou um toque de mão do Zapata. O camisa 10 da Seleção cobrou a falta com perfeição, no ângulo esquerdo do goleiro Ospina, decrentando a primeira vitória na volta de Dunga.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 COLÔMBIA

Local: Estádio Sun Life, em Miami (Estados Unidos)

Data: 5 de setembro de 2014, sexta-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Dave Gantar (Canadá)

Assistentes: Daniel Belleau (Estados Unidos) e Philippe Briere (Canadá)

Cartões amarelos: Ramires e Luiz Gustavo (Brasil); Cuadrado, Sánchez, Zúñiga, Valdés e Teófilo Gutiérrez (Colômbia)

Cartão vermelho: Cuadrado (Colômbia)

Gol: BRASIL: Neymar, aos 37 minutos do segundo tempo

BRASIL: Jefferson; Maicon, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Filipe Luíz; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Elias), Willian (Éverton Ribeiro) e Oscar (Philippe Coutinho); Neymar e Diego Tardelli (Robinho)

Técnico: Dunga

COLÔMBIA: Ospina; Zúñiga (Mejía), Zapata, Valdés e Armero; Sánchez (Ramos), Ramírez (Arias), Cuadrado e James Rodríguez (Falcao García); Jackson Martínez (Guarín) e Teófilo Gutiérrez (Bacca)

Técnico: José Pékerman

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade