PUBLICIDADE

Mercado da Bola

Coritiba demite Marquinhos Santos e contrata Ney Franco

Na zona de rebaixamento, o clube paranaense confirmou a troca no comando técnico nesta segunda-feira

8 jun 2015 - 11h26
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, o Coritiba confirmou a demissão do técnico Marquinhos Santos e a contratação de Ney Franco para assumir o posto. O novo treinador volta ao Alto da Glória após cinco anos.

Marquinhos Santos não é mais o técnico do Coritiba
Marquinhos Santos não é mais o técnico do Coritiba
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images

Marquinhos Santos estava no comando alviverde desde agosto do ano passado. Na ocasião, comandou o time em 21 rodadas do Campeonato Brasileiro e livrou o Coritiba do rebaixamento com pontos de sobra. Mesmo após a mudança de diretoria no final de 2014, o contrato do treinador foi renovado por duas temporadas.

Após um início animador de Campeonato Paranaense, a equipe não encaixou após as derrotas na decisão para o Operário de Ponta Grossa e vem sofrendo na Série A - são cinco derrotas em seis rodadas. O discurso de que precisava de reforços constantemente também não foi bem recebido pelo elenco, que "caminhava" em campo.

"Nós não poderíamos demitir o Marquinhos Santos naquela ocasião (perda do título Estadual). Porém, infelizmente, o quadro não reverteu e a situação ficou insustentável", lamentou o vice-presidente de futebol do Coritiba, Ernesto Pedroso. O dirigente ainda falou que a saída de Marquinhos Santos se deve muito pela cultura do futebol brasileiro. "Nós temos uma limitação financeira, somos um clube combalido. Por isso o caminho acaba sendo esse: o da troca do comando técnico, algo corriqueiro aqui no Brasil", complementou.

Ney Franco vai assumir o time coxa-branca novamente
Ney Franco vai assumir o time coxa-branca novamente
Foto: Raul Arboleda / AFP

Já em relação a Ney Franco, que se apresenta ao clube na próxima quarta-feira, Pedroso elogiou muito o novo treinador, apesar dos últimos resultados ruins do comandante, com Flamengo e Vitória. Esta vai ser a segunda passagem de Ney pelo Coritiba. A primeira ficou marcada pelo rebaixamento à Série B, em 2009, e pelas conquistas do Campeonato Paranaense e da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro em 2010. "Qual é o técnico que não teve oscilação nos trabalhos? Nenhum. Veja o exemplo do Vanderlei Luxemburgo, que estava combalido e está reerguendo o Cruzeiro", comparou.

Desta forma, o Coritiba torna-se o sexto clube a trocar de técnico neste início de Campeonato Brasileiro, mantendo um profissional demitido a cada rodada.

Confira abaixo a nota oficial divulgada pelo Coritiba:

A diretoria administrativa do Coritiba Foot Ball Club anuncia, na manhã desta segunda-feira (08), que Marquinhos Santos não é mais treinador do Coritiba. A diretoria alviverde confirma também a contração de Ney Franco para o posto.

Após passagem entre 2012 e 2013, Marquinhos Santos voltou ao clube em agosto de 2014 e comandou a equipe por 21 rodadas do Brasileirão alcançando o objetivo daquele momento, que era manter o clube na Série A do Brasileiro. Teve seu contrato estendido no início deste ano conforme planejamento traçado pelo Departamento de Futebol do clube.

Já Ney Franco passou pelo Coxa entre os anos de 2009 e 2010, comandando o time em 82 jogos. Conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B e o Paranaense de 2010.

A Diretoria Administrativa do clube agradece a dedicação e o empenho do treinador Marquinhos Santos pelos meses de trabalho e dedicação junto ao projeto alviverde.

Fonte: PGTM Comunicação - Especial para o Terra PGTM Comunicação - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade