PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Técnico cita idade para explicar ausência de Phelps nos 200 m

4 jul 2012 - 11h59
(atualizado em 5/7/2012 às 09h53)
Compartilhar

"Bom-senso". Essa foi a palavra usada por Bob Bowman, técnico do nadador americano Michael Phelps, para explicar a ausência do multicampeão na prova dos 200 m nado livre, da qual é recordista mundial, nos Jogos Olímpicos de Londres.

O americano só vai disputar sete provas em Londres - em Pequim, ele nadou oito
O americano só vai disputar sete provas em Londres - em Pequim, ele nadou oito
Foto: Reuters

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

Segundo o jornal USA Today, Bowman disse que Phelps decidiu abandonar a prova para estar mais descansado para as provas de revezamento, nas quais os americanos têm sua hegemonia ameaçada pelos australianos, que estão em um ótimo momento. Como a final do revezamento 4x100 m está marcada para o mesmo dia das preliminares e semifinais dos 200 m livres, o americano teve que abrir mão da prova individual. Ricky Berens, que terminou a prova em 3º na seletiva americana, "herdou" a vaga de Phelps na prova em Londres.

Gregg Troy, treinador da natação masculina americana, afirmou que o programa que Phelps vai nadar é muito difícil e que o nadador está com uma idade avançada - o americano fez 27 anos no último sábado (30) - o que o impossibilita de se recuperar rapidamente entre uma prova e outra.

Michael Phelps se qualificou em cinco provas individuais e três revezamentos para Londres, assim como há quatro anos, em Pequim. Porém, na última segunda-feira, o nadador anunciou que não vai disputar os 200 m livres, tornando impossível repetir as oito medalhas douradas conquistadas na China. "Uma vez foi mais do que suficiente", disse Bowman, que ainda concluiu, dizendo que ninguém deveria esperar que Phelps conquistasse oito ouros novamente.

Dono de 16 medalhas olímpicas, Phelps precisa conquistar pelo menos duas em Londres para igualar o recorde da ginasta soviética Larissa Latynina, que conquistou subiu ao pódio 18 vezes - nos Jogos de 1956, 1960 e 1964. Para isso, o americano disputará as provas dos 200 m e 400 m medley, 100 m e 200 m borboleta, além dos revezamentos 4x100 medley, 4x100 m livre e 4x200 m livre nos Jogos Olímpicos deste ano.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade