PUBLICIDADE
Logo do Figueirense

Figueirense

Favoritar Time

São Paulo bate Figueirense em Florianópolis e entra no G-4

12 ago 2015 - 23h55
(atualizado em 13/8/2015 às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Fernando Remor/Mafalda Press / Gazeta Press

O São Paulo está de volta ao grupo dos quatro melhores times do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, a equipe comandada por Juan Carlos Osorio contou com gols de Alexandre Pato e Rogério Ceni para vencer o Figueirense por 2 a 0 no Orlando Scarpelli e subir na tabela de classificação. Confira como foi o jogo minuto a minuto.

Classificação do Brasileirão Série A

Times P J V SG
1 Corinthians Corinthians >> Subiu1 37 18 11 12
2 Atlético-MG Atlético-MG >> Desceu1 36 17 11 18
3 São Paulo São Paulo >> Subiu5 31 18 9 7
4 Grêmio Grêmio >> Desceu1 30 17 9 9
5 Fluminense Fluminense >> Desceu1 30 18 9 3
- Libertadores - Pré-Libertadores
P - Pontos / J - Jogos / V - Vitórias / SG - Saldo de Gols
veja a tabela completa >

A terceira vitória como visitante na competição fez o São Paulo passar a computar 31 pontos e dar um grande salto até o terceiro lugar. Ainda que o Grêmio (30) derrote o líder Atlético-MG na quinta-feira, portanto, o time paulista não deixará o G4.

Já o Figueirense ficou à beira da zona de rebaixamento com a derrota, ainda com 20 pontos ganhos. Na próxima rodada, tentará se reabilitar diante do Fluminense, na tarde de domingo, no Maracanã. Na noite anterior, o São Paulo voltará ao Morumbi para enfrentar o Goiás.

Osorio gostou das alterações que fez no decorrer do empate com o Corinthians, na rodada passada. Auro, Wesley e até Breno (ainda em recuperação física após os quatro anos de inatividade), que entraram no segundo tempo do clássico, foram titulares em Florianópolis. E, a princípio, não fizeram o técnico se arrepender de suas escolhas.

Pato chuta para abrir o placar em Florianópolis
Pato chuta para abrir o placar em Florianópolis
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press

Com bom volume de jogo, o São Paulo não demorou a abrir o placar diante do Figueirense. Alexandre Pato recebeu passe da esquerda para o meio de Paulo Henrique Ganso, girou o corpo na meia-lua e soltou o pé para acertar o canto do gol defendido por Alex Muralha.

O São Paulo não recuou após abrir vantagem. Ao contrário. Conseguiu ampliar aos 26 minutos. Mostrando vigor físico para aparecer dentro da área adversária, o agora volante Breno chutou a bola com força e acertou o braço esquerdo de Marcão. O árbitro Anderson Daronco (ao contrário de Leandro Vuaden no domingo) anotou o pênalti. Rogério Ceni se apresentou para a cobrança e conferiu.

São Paulo resolveu a partida com dois gols no primeiro tempo
São Paulo resolveu a partida com dois gols no primeiro tempo
Foto: Petra Mafalda/Mafalda Press / Gazeta Press

A apatia do Figueirense diante das adversidades irritou Argel Fucks. O técnico do time da casa resolveu sacar Fabinho e promover a entrada de Carlos Alberto. Com passagem pelo São Paulo, o veterano meia logo chamou a atenção dentro de campo – mas por trocar tapas no rosto (amistosos) com Luis Fabiano.

O São Paulo, portanto, não teve muito com o que se preocupar até o final do primeiro tempo. A não ser por Ceni, que passou a sentir forte incômodo na virilha e não quis nem mais repor a bola em jogo, deixando a missão para os seus companheiros de linha.

Breno foi titular pela primeira vez desde seu retorno ao São Paulo
Breno foi titular pela primeira vez desde seu retorno ao São Paulo
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press

Na etapa complementar, o Figueirense retornou disposto a dar mais trabalho para o goleiro são-paulino. Marquinhos não fugiu de um desentendimento com Luis Fabiano logo aos dois minutos. E, no ataque, Carlos Alberto tentou usar a sua experiência para fazer a equipe catarinense ganhar espaços.

Aos 12 minutos, o primeiro susto no São Paulo veio com Rafael Bastos, que arrancou da intermediária, livrou-se de três marcadores e bateu firme. Ceni espalmou. Já em seguida, Osorio tratou de dar mais consistência defensiva à sua equipe com a troca de Wesley por Hudson.

A alteração surtiu efeito. Aos 15, o São Paulo ficou próximo do terceiro gol com um bom cruzamento da direita de Auro, que Luis Fabiano cabeceou no canto. Alex Muralha fez grande defesa.

Thiago Mendes voltou à lateral direita após cumprir suspensão
Thiago Mendes voltou à lateral direita após cumprir suspensão
Foto: Eduardo Valente / Gazeta Press

O lance foi o último de Luis Fabiano na partida. Substituído por Carlinhos, o centroavante aumentou a lista de insatisfações com decisões de Osorio e esbravejou alguns palavrões enquanto deixava o gramado. Breno, ao contrário, cedeu o seu posto feliz para o quase xará Bruno.

No Figueirense, as últimas apostas de Argel foram Sueliton e Bruno Alves nas vagas de Marquinhos Pedroso e Marquinhos, lesionado. As esperanças foram mais renovadas, contudo, por Luiz Eduardo, que deu um carrinho em Rafael Bastos e acabou expulso. O que não fez a equipe mandante descontar no marcador.

Veja os gols de Figueirense 0 x 2 São Paulo pelo Brasileiro:

Figueirense 0 x 2 São Paulo

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)

Data: 12 de agosto de 2015, quarta-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)

Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e José Javel Silveira (ambos do RS)

Público: 10.301 pessoas

Renda: R$ 230.980,00

Cartões amarelos: Marquinhos, Clayton e Bruno Alves (Figueirense); Wesley, Luis Fabiano, Breno e Hudson (São Paulo)

Cartão vermelho: Luiz Eduardo (São Paulo)

Gols: Alexandre Pato, aos 13, e Rogério Ceni, aos 26 minutos do primeiro tempo

Figueirense: Alex Muralha; Leandro Silva, Marquinhos (Bruno Alves), Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso (Sueliton); Paulo Roberto, Fabinho (Carlos Alberto), João Vitor e Rafael Bastos; Clayton e Marcão

Técnico: Argel Fucks

São Paulo: Rogério Ceni; Thiago Mendes, Rafael Toloi, Luiz Eduardo e Reinaldo; Auro, Breno (Bruno), Wesley (Hudson), Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato; Luis Fabiano (Carlinhos)

Técnico: Juan Carlos Osorio

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade