PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Mano vê semelhanças entre São Paulo de 2008 e Corinthians

14 set 2009 - 09h59
(atualizado às 11h26)
Compartilhar

Em 9 de agosto, após perder para o Flamengo por 1 a 0 e terminar a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro em 11º lugar a 11 pontos do líder, Mano Menezes declarou que não pensava mais em título. Cinco jogos depois, o Corinthians tem a possibilidade de ficar a cinco pontos do primeiro colocado Palmeiras. E o técnico já sonha com uma recuperação similar a do campeão do ano passado.

» Andrés diz que não vai à reunião e mantém proposta por Edno

» Receba os gols do seu time pelo celular
» Compre e venda ações dos times da Série A no Futex

» Veja as últimas do Corinthians

Mais do que a campanha que pode confirmar mais uma vez a liderança do segundo turno com uma vitória nesta quarta-feira sobre o Coritiba, o comandante se anima com o respeito dos adversários. "Aconteceu isso com o São Paulo no ano passado e eles acabaram campeões", disse o treinador do dono da taça da Série B de 2008.

Além da tradição, o chefe acha natural a cautela das equipes que estão à frente do clube depois da eficiência que sua equipe mostrou para ficar com o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil no primeiro semestre. "Ganhamos respeito pela trajetória do Corinthians na temporada. Sempre se espera força de quem já mostrou que é forte."

Na comparação com o time tricolor no Nacional da última temporada, Mano tem razão nas semelhanças. O clube do Morumbi, que chegou a ficar 11 pontos distante do primeiro colocado no início do segundo turno, viveu na 24ª rodada o resultado que o fez acordar para não ficar até fora da Libertadores: empate por 1 a 1 com o Atlético-MG.

O futebol mostrado no Mineirão irritou Muricy Ramalho, na época comandando os são-paulinos. O técnico reuniu o elenco e, junto com os líderes do grupo, cobrou uma reação. Como não havia jogado a Copa do Brasil e parou nas quartas de final da Libertadores, a equipe tinha a obrigação de ficar entre os quatro primeiros.

A situação de Mano Menezes é bem mais tranquila. O título da Copa do Brasil já garantiu o Corinthians na Libertadores no ano de seu centenário. Com isso, a única motivação no Brasileiro é a possibilidade de terminar 2009 com vitória em todas as competições que disputou. Neste ponto, a comparação com os arquirrivais e atuais tricampeões nacionais dá esperanças.

No fim da 23ª rodada do torneio em 2008, o São Paulo ocupava o sexto lugar com 38 pontos, dez abaixo do líder Grêmio. Ao ficar na igualdade com o time mineiro, na partida seguinte, caiu para a sexta colocação, com 39 pontos, ainda a dez pontos do elenco tricolor gaúcho, então firme na primeira posição.

O Corinthians de 2009, por sua vez, começou a 23ª rodada do Brasileiro como sexto colocado, com 36 pontos, oito atrás do Palmeiras, primeiro na tabela. Com os resultados do fim de semana, começa a segunda-feira em sétimo, mas ainda a oito pontos do time alviverde, que foi derrotado no domingo.

Se vencer o Coritiba na quarta-feira, o Corinthians chega a 39 pontos, subindo para a sexta ou até a quinta colocação no caso de triunfo por mais de três gols de diferença. E estaria a cinco pontos do líder - metade do que tinha o São Paulo nesta altura da competição na temporada passada.

Mano Menezes acredita em chegada do Corinthians
Mano Menezes acredita em chegada do Corinthians
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade