PUBLICIDADE

Campeonato Espanhol

Atlético de Madrid busca empate com Barça e fatura Espanhol

17 mai 2014 - 14h54
(atualizado em 10/12/2014 às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Godin comemora gol de empate do Atlético de Madrid
Godin comemora gol de empate do Atlético de Madrid
Foto: Reuters

Nos últimos 18 anos parecia difícil. Há alguns meses poderia parecer impossível. Quando Alexis Sánchez marcou um golaço no Camp Nou, mais uma vez parecia complicado. Sem Diego Costa e Arda Turan, machucados com menos de 30 minutos de jogo, não parecia realmente fácil. Mas não houve limites para o Atlético de Madrid neste sábado: à sua maneira, o time de Diego Simeone buscou o empate por 1 a 1 diante do Barcelona e conquistou o Campeonato Espanhol pela 10ª vez na história.

Confira o minuto a minuto de Barcelona x Atlético de Madrid 

Não foi dia de Lionel Messi, Andrés Iniesta e nem de Neymar, todos apagados em jogo que valia título nacional para o Barcelona. No Camp Nou, prevaleceu o espírito coletivo, a marcação firme e a conquista do Atlético se confirmou graças a um gol de cabeça do uruguaio Diego Godín. Título também dos brasileiros Miranda, Filipe Luís, Diego e Diego Costa.

Espanhol: veja os gols de Barcelona 1 x 1 Atlético de Madrid:

Com o ponto somado neste sábado, o Atlético confirmou o título do Campeonato Espanhol com 90 pontos após 38 rodadas. O Barcelona ficou com o vice pela 24ª ocasião na história, com 87 pontos, exatamente empatado com o Real Madrid, terceiro lugar ao fim da competição. 

Atlético de Madrid acorda no segundo tempo e conquista o título espanhol

Abatido pelas lesões de dois dos principais jogadores, Diego Costa e Arda Turan, o Atlético de Madrid teve um primeiro tempo irreconhecível no Camp Nou. Nos minutos iniciais, a equipe até conseguiu abafar a saída de bola do Barcelona e criar certa instabilidade, mas aos poucos perdeu o domínio em campo.

Alexis Sanchez comemora gol do Barcelona
Alexis Sanchez comemora gol do Barcelona
Foto: Reuters

O desempenho dos catalães também não foi de encher os olhos, sobretudo pelo jogo apagado de Lionel Messi e Andrés Iniesta, mas a vantagem veio graças a um coadjuvante em grande temporada. Aos 33min, Cesc Fàbregas acertou bom lançamento, Messi deixou a bola escapar e Alexis Sánchez acertou um tiro violento com o pé direito, no ângulo, sem qualquer possibilidade para o goleiro belga Courtois. Era o título a caminho do Barcelona, mas a segunda etapa reservaria novas emoções.

De volta com a necessidade de encontrar um gol para ficar com o título, o Atlético de Madrid foi outro time. Com 1min, David Villa pegou bola escorada e acertou um chute forte no pé da trave da meta defendida por José Pinto. Não demorou para o empate chegar: já aos 4min, Gabi acertou cobrança de escanteio na medida, e Diego Godín subiu com estilo para uma cabeçada perfeita.

Atingida a igualdade, o Atlético de Madrid se voltou a um estilo bastante defensivo no Camp Nou e não se impôs limites para manter o título espanhol. O jogo ficou tenso e violento dos dois lados, e o Barcelona reclamou da arbitragem aos 18min. Em bom cruzamento de Daniel Alves, a bola tocou em Juanfran e sobrou para Messi, que colocou para dentro. A arbitragem acusou impedimento. 

Atrás de um gol para ficar com a taça, Gerardo Martino promoveu o retorno de Neymar à equipe exatamente um mês após a lesão no quarto metatarso do pé esquerdo. O brasileiro teve pouco mais de trinta minutos no lugar de Pedro Rodríguez e também recebeu a companhia de Xavi Hernández, outro que iniciou no banco de reservas.

Nos minutos finais, não houve possibilidades para o Barcelona diante da marcação firme do Atlético de Madrid nos arredores da grande área. Sem o brilho dos principais jogadores, o Camp Nou assistiu à conquista do time de Simeone. 

FICHA TÉCNICA 

BARCELONA-ESP 1 x 1 ATLÉTICO DE MADRID-ESP

Local: Camp Nou, em Barcelona

Data: 17 de maio de 2014

Horário: 13h (de Brasília) 

Árbitro: Mateu Lahoz 

Cartões amarelos: Piqué, Messi e Busquets (Barcelona); Diego Godín e Tiago (Atlético)

Gols: Alexis Sánchez (Barcelona), aos 33min do primeiro tempo, e Diego Godín (Atlético de Madrid) aos 4min do segundo tempo

BARCELONA: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano; Busquets (Song), Fàbregas (Xavi) e Iniesta; Sánchez, Messi e Pedro (Neymar). 

Treinador: Gerardo Martino

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois; Juanfran, Godín, Miranda e Filipe Luís; Koke, Gabi, Tiago e Arda Turan (Raúl García); David Villa e Diego Costa (Adrián) (José Sosa)

Treinador: Diego Simeone

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade