PUBLICIDADE

Liga Europa

Craque do Sevilla na final pode se tornar carrasco do Brasil

14 mai 2014 - 08h14
(atualizado às 08h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rakitic passou a brilhar mais ainda desde que virou capitão do Sevilla</p>
Rakitic passou a brilhar mais ainda desde que virou capitão do Sevilla
Foto: Getty Images

Ele pode surpreender quem não acompanha o segundo escalão do futebol europeu: o croata Ivan Rakitic ainda não é tão conhecido, mas foi destaque no surpreendente Sevilla, que vai disputar final da Liga Europa, nesta quarta-feira, com transmissão do Terra a partir das 15h45 (de Brasília). E ele pode continuar como surpresa também na Copa do Mundo: vai enfrentar o Brasil e, apesar das qualidades, não tem sido apontado como principal destaque da Croácia. É bom a Seleção conhecê-lo bem...

Na verdade Rakitic não é croata de nascimento. Seus pais é que nasceram lá, mas foram para a Suíça fugir das guerras no território da Iugoslávia. Tiveram um filho, que optou por jogar pela terra dos pais, agora nomeada Croácia. Parece estranho, mas é uma trajetória bastante comum para jogadores do Leste Europeu.

Liga Europa: Rakitic fala sobre sonho de levantar a taça:

Rakitic sequer jogou por algum time croata. Foi revelado inicialmente no Basel, mas bastou uma temporada jogando regularmente para ele despertar interesse do futebol alemão - foi comprado pelo Schalke 04 em 2007 e alternou altos e baixos no time. Em 2011, o Sevilla resolveu então apostar nele. Conseguiu comprá-lo por metade do valor investido pelo Schalke e fez um ótimo investimento.

Rakitic sempre foi titular absoluto no Sevilla e cresceu de produção durante esta temporada, exatamente quando foi colocado como capitão de um time que está em transformação. Um dia antes da final contra o Benfica, que pode ser seu auge no clube, ele comentou sobre toda ascenção.

"Graças a Deus meu caminho tem ganhado mais importância sempre, a cada jogo. Nós todos trabalhamos para chegar na final e vamos aproveitar o máximo", prometeu ele, no mesmo tom exageradamente cauteloso de seus companheiros, durante a mesma entrevista.

Apesar de estar na final, Rakitic recebeu críticas por ter caído de produção recentemente, talvez por problemas físicos. Ele disse estar 100%, comentou que essa irregularidade é normal e não se cobrou por uma grande atuação nesta quarta-feira: "tomara que eu seja o pior, mas levante a taça no final".

Ainda que seja o pior da final, o futebol de Rakitic já está valorizado. Ele já foi especulado no Barcelona e no Atlético de Madrid, mas atualmente o Real é que aparece forte nas negociações. Até mesmo o meia já indicou que sua saída pode acontecer na próxima temporada: "nesse ano dei um passo grande, mas todo jogador quer disputar a Liga dos Campeões".

Se for para o Real Madrid, Rakitic finalmente será mais conhecido por quem só acompanha o primeiro escalão do futebol europeu. Mas, antes disso, o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, precisa estudar bem a visão de jogo, os passes geniais e os chutes de longa distância do croata.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade