PUBLICIDADE

Jovem e príncipe: conheça rival de Blatter por topo da Fifa

29 mai 2015 - 05h35
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O príncipe da Jordânia Ali Bin Al-Hussein é o único rival do poderoso presidente da Fifa, Joseph Blatter, que busca se reeleger para um quinto mandato em votação nesta sexta-feira. Aos 39 anos, o príncipe Ali é vice-presidente da Fifa para a Ásia – o mais jovem da organização – há quatro anos. Ele ainda nem era nascido quando Blatter, de 78 anos, passou a fazer parte do órgão.

Al-Hussein vem se apresentando como o candidato da mudança, prometendo tornar a Fifa mais transparente, proteger a integridade do futebol e distribuir de uma maneira mais igualitária a verba da federação. "As manchetes deveriam ser sobre o futebol e não sobre a Fifa. Já é hora de redirecionar o foco das polêmicas administrativas de volta para o esporte", disse.

Joseph Blatter e Ali Bin Al-Hussein lutam pela presidência da Fifa
Joseph Blatter e Ali Bin Al-Hussein lutam pela presidência da Fifa
Foto: BBC Mundo / Copyright

Filho do rei Hussein e da rainha Alia, ele estudou em uma escola militar na Inglaterra antes de se unir às Forças Armadas de seu país. Recentemente, pressionou a Fifa para que a organização publicasse um relatório sobre as acusações de corrupção na escolha das sedes da Copa de 2018 e 2022. Ele também conseguiu que a Fifa derrubasse o veto ao hijab – o véu usado pelas muçulmanas – no futebol feminino.

Mas o príncipe Ali realmente tem alguma chance de vencer? Veja alguns detalhes sobre sua trajetória e sobre sua situação atual.

Porque sua candidatura é importante?

Essa é a primeira vez desde 2002 que Blatter tem um rival no dia da eleição.

E as chances de Hussein aumentaram depois que os outros dois competidores - o ex-jogador português Luis Figo e o presidente da associação holandesa de futebol Michael van Praag - deixaram a disputa por não quererem criar divisões nos votos anti-Blatter.

Al-Hussein, 39 anos, nem era nascido quando Blatter passou a fazer parte da Fifa
Al-Hussein, 39 anos, nem era nascido quando Blatter passou a fazer parte da Fifa
Foto: Philipp Schmidli / Getty Images

De quem ele realmente tem apoio?

A Uefa, a federação europeia de futebol, está apostando todas suas fichas no príncipe.

Na quinta-feira, Michel Platini, presidente da Uefa, voltou a reiterar seu apoio a ele, dizendo que "a grande maioria" das 53 associações de futebol da Europa votaria para o príncipe jordaniano. "Ninguém aguenta mais. As pessoas não querem um presidente (Blatter) que é mais do mesmo, ninguém mais quer isso", disse.

Ali Bin Al-Hussein e Michel Platini: aliados contra Joseph Blatter
Ali Bin Al-Hussein e Michel Platini: aliados contra Joseph Blatter
Foto: Philipp Schmidli / Getty Images

Al-Hussein também ganhou o apoio de associações nacionais de futebol – o diretor da Associação Inglesa de Futebol, Greg Dyke, disse que a Fifa "precisa se livrar" de Blatter.

Mas nem todos estão do seu lado...

Até mesmo se todos os países europeus apoiarem o príncipe Ali, isso pode não ser suficiente para lhe dar os votos necessários, já que Blatter tem a maioria dos votos dos países em desenvolvimento.

Mesmo a Confederação Asiática de Futebol – do qual a Jordânia é membro – já anunciou que segue apoiando Blatter, assim como a Confederação Africana de Futebol.

Foto: AFP
 
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade