PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Organizadores trabalham para evitar gafes nas cerimônias de medalhas

18 jul 2012 - 13h01
(atualizado em 19/7/2012 às 10h53)
Compartilhar

Londres 2012 não quer ser lembrada por gafes, especialmente aquelas envolvendo situações politicamente constrangedoras, com bandeiras ou hinos nacionais trocados, errados, parodiados. Por isso, de acordo com o jornal The Guardian, os organizadores dos Jogos Olímpicos deste ano estão trabalhando duro e traçando inúmeros planos para garantir que as cerimônias de premiação sejam à prova de micos.

» Saiba como assistir à Olimpíada no Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

A responsável pela organização das cerimônias é Niccy Halifax, que, de acordo com a publicação, repete incessantemente que as entregas das medalhas não permitirão espaço para vexames. "Simplesmente não vai acontecer. Não vai, não vai", frisou ela, que criou uma enorme estrutura à prova de gafes para os eventos.

Os Jogos Olímpicos deste ano contarão com funcionários treinados para que bandeiras nunca sejam hasteadas de ponta-cabeça e nem que hinos errados sejam ecoados pelos alto-falantes.

Segundo o Guardian, os incumbidos da cerimônia de premiação possuem uma vasta experiência em produções audiovisuais, além de portas-bandeiras do exército e da marinha. "São profissionais de verdade", assegurou Halifax.

Todo esse trabalho contou, obviamente, com horas de estudos sobre gafes cometidas no passado. Depois, foi criado um banco de dados com os arquivos de som dos hinos nacionais, salvos com as siglas e as cores principais dos respectivos países. As bandeiras também foram equipadas com uma "cola": possuem em pequenos caracteres o nome de cada nação e uma seta indicando "este lado para cima".

Niccy Halifax, aliás, também criou um sistema à prova de qualquer falha na hora da execução do hino: são planos A, B e C para impedir problemas na reprodução do som. Inicialmente, todos os arquivos de áudio estão estocados em discos rígidos disponíveis em cada sede olímpica. Caso haja algum imprevisto, pode-se resgatar o arquivo no banco de dados central. Ainda assim, na possibilidade de algum outro problema, é possível recorrer aos CDs que estarão disponíveis em cada local - um disco para cada país.

"Temos backups dos backups dos backups dos backups", enfatizou Halifax, que, certamente, quer evitar novos vexames como um recente, apontado pelo Guardian como a maior gafe de todos os tempos.

Em março deste ano, Maria Dmitrienko venceu uma competição de tiro esportivo no Kuwait e foi brindada com uma paródia ofensiva do hino do Cazaquistão - versão criada no filme 'Borat', que não economiza nas sátiras depreciativas à ex-província da extinta União Soviética.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Londres quer cerimônias de premiação perfeitas durante a Olimpíada
Londres quer cerimônias de premiação perfeitas durante a Olimpíada
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade