PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Após brilhar com seis ouros, Brasil encerra dia com fiasco no futebol

24 out 2011 - 04h16
Compartilhar

O Brasil tinha um domingo perfeito nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Foram nove medalhas conquistadas, sendo seis ouros (três na vela, uma no triatlo, outra na maratona e mais uma no handebol), uma prata (na vela) e três bronzes (no triatlo, na vela e no hipismo). E, quando tudo se encaminhava para um desfecho tranquilo com a Seleção masculina de futebol, que precisava apenas derrotar o frágil time da Costa Rica para se classificar, aconteceu o inesperado: o time verde e amarelo levou um "baile" por 3 a 1 e protagonizou mais um fiasco do principal esporte do País na história da competição.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

A equipe comandada pelo técnico Ney Franco foi eliminada ainda na primeira fase em um grupo composto por, além da Costa Rica, a inexpressiva seleção de Cuba, que arrancou um empate sem gols com a equipe brasileira - a Argentina completava a chave. A eliminação é um "repeteco" da campanha do Pan de 2007, disputado no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Brasil terminou atrás do Equador e não obteve vaga como o melhor segundo colocado entre os três grupos.

Show na vela

Apesar do vexame no futebol, o Brasil teve um dia ótimo nos demais esportes disputados nos Jogos Pan-Americanos. Na vela, por exemplo, os atletas do País trouxeram três ouros - nas classes J24 (pelo quarteto formado por Maurício Santa Cruz, Guilherme Hamelmann, Daniel Santiago e Alexandre da Silva), RS-X (com Ricardo Winicki Santos, o Bimba) e Snipe (com a dupla Alexandre do Amaral e Gabriel Borges) -, uma prata - na Hobie 16 (com Bernardo Arndt e Bruno Oliveira) - e um bronze - na classe Lightning (com Marcelo da Silva, Gunnar Ficker e Claudio Biekarck).

Ouros e vaga olímpica

No handebol feminino, o Brasil deu um show contra a arquirrival Argentina, venceu por 33 a 15 e faturou o ouro pan-americano na modalidade, no que foi um tetracampeonato da equipe verde e amarela. De quebra, ainda garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, já que o campeão se classificava automaticamente ao torneio.

As mulheres continuaram representando o País de forma vitoriosa na maratona, com Adriana da Silva. A atleta terminou os 42 km de corrida na primeira colocação e celebrou mais um primeiro lugar no pódio para o País. Além disso, ela ainda superou a marca da chilena Erika Oliveira no Pan de Winnipeg, em 1999, e encerrou a prova em 2h36min37s, no que foi o novo recorde pan-americano.

Para finalizar a campanha dourada do domingo, o brasileiro Reinaldo Colucci teve um grande desempenho nos 10 km de corrida da prova de triatlo e conquistou o ouro. Ele ultrapassou o canadense Brent McMahon, que ficou com o bronze, e terminou à frente do americano Manuel Huerta, dono da prata.

Outras medalhas do dia

A brasileira Pâmella Oliveira conquistou o bronze no triatlo feminino. Ela se manteve no pelotão de frente durante toda a disputa e chegou a liderar, abrindo vantagem no ciclismo, mas acabou prejudicada por dores e pelo calor durante o trecho final de corrida. Acabou ultrapassada pela americana Sarah Haskins, ouro, e pela chilena Barbara Riveros, prata.

Já no hipismo, a Seleção celebrou aquele que era definido pelos atletas como o principal objetivo no Pan: a vaga para os Jogos Olímpicos de 2012. Com 209,80 pontos perdidos no geral, o time terminou na terceira colocação do CCE (Concurso Completo de Equitação) por equipes, atrás apenas de Canadá (172,50 pontos perdidos) e Estados Unidos (138,60).

Espetáculo e queda nas lutas

O brasileiro Everton Lopes, atual campeão mundial na categoria meio-médio ligeiro (64kg), voltou a dar espetáculo e avançou à semifinal da competição, garantindo o bronze. Em combate realizado na Arena Expo Guadalajara, o atleta - que já havia nocauteado um oponente no combate anterior - atropelou o portorriquenho Antonio Ortis, que abandonou ao término do segundo round, e segue vivo na chave masculina.

Robenilson de Jesus, por sua vez, conseguiu sua segunda vitória pela categoria galo (56 kg) e se classificou à semifinal ao superar o colombiano Deivid Neder Julio por 15 a 4 e também assegurar o bronze. Agora, o brasileiro encara o mexicano Oscar Rafael Valdez, em duelo que vale vaga na decisão.

Apesar disso, o Brasil teve dois reveses importantes nas lutas neste domingo. No boxe, David da Costa foi eliminado nas quartas de final na categoria médio (75 kg) ao ser derrotado pelo cubano Emilio Correa por 12 a 4, no que foi a primeira derrota de um boxeador brasileiro na edição 2011 da competição.

Já na luta olímpica estilo livre, categoria até 84 kg, Adrian Antoine Jaoude disputou, no Ginásio Code II, a medalha de bronze diante do canadense Jeffrey Adamson. Ao final de três rounds, o lutador do Canadá comemorou a vitória por 4 a 0.

Patinação artística

A patinação artística feminina brasileira não teve um bom dia no programa curto dos Jogos de Guadalajara. Talitha Haas cometeu muitos erros e acabou atrás da argentina Elizabeth Soler, líder com 128.50; da chilena Marisol Villaroel. Com isso, ela terminou apenas na quarta colocação ao somar 116.50 pontos no primeiro dia de disputas da modalidade.

Por outro lado, depois de sofrer com o roubo dos equipamentos necessários para competir em Guadalajara, o patinador Marcel Stürmer brilhou, conquistou 130.60 pontos e terminou na primeira colocação no programa curto de apresentações. O esporte continua a ser disputado nos Jogos Pan-Americanos do México nesta segunda-feira.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade