PUBLICIDADE
Logo do Goiás

Goiás

Favoritar Time

Calor de 42ºC e gol de bicicleta: Goiás faz 3 no Joinville

20 set 2015 - 13h12
(atualizado em 21/9/2015 às 10h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Carlos Costa / Futura Press

Neste domingo, sob o calor das 11h (de Brasília), Goiás e Joinville se enfrentaram no Estádio Serra Dourada, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e, no duelo, o Esmeraldino saiu vitorioso graças a um gol de bicicleta do zagueiro Fred e outros dois do atacante Érik. A partida era de fundamental importância para as duas equipes, que iniciaram a rodada na zona de rebaixamento, mas o forte calor de 42ºC impediu que o jogo fosse mais movimentado.

A vitória representou para o Goiás uma quebra na sequência negativa de resultados da equipe. Nas duas últimas rodadas, o Esmeraldino havia perdido para Ponte Preta, 2 a 1 no Serra Dourada, e Avaí, 2 a 1 na Ressacada.

Do outro lado, o Joinville segue em um calvário neste Campeonato Brasileiro. Contando a derrota deste domingo, a equipe de Santa Catarina não vence no Brasileirão há sete partidas. No período, foram três derrotas e quatro empates. Além disso, o JEC ainda foi derrotado atuando pela Copa Sul-Americano, em duelo com o Atlético-PR (1 a 0), na Arena da Baixada. A última vez em que os torcedores catarinenses puderam sair do estádio sorrindo foi no dia 23 de agosto, vitória em casa, por 2 a 1, contra o Fluminense.

Na próxima rodada, o Goiás visita o Fluminense no Maracanã, sábado, às 18h30. Já o Joinville, recebe o Atlético Mineiro na Arena, domingo, às 16h. Ambos os duelos são válidos pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Atacante Érik (dir.) balançou as redes duas vezes no Serra Dourada
Atacante Érik (dir.) balançou as redes duas vezes no Serra Dourada
Foto: Carlos Costa / Futura Press

O JOGO

Apesar da importância do confronto direto, as equipes começaram cautelosas a partida  em virtude do calor. A primeira chance só surgiu aos 12 minutos quando, depois de uma jogada pelo lado direito, a bola foi cruzada rasteira para dentro da área e Felipe Menezes chutou de primeira. Porém, o meia não acertou em cheio e Agenor defendeu sem susto.

O jogo seguia truncado no meio de campo e com o Goiás tendo o controle da bola, 57% de posse para o Esmeraldino. Com pouca fluência, coube ao zagueiro Felipe Macedo fazer um ótimo lançamento para deixar Forster de frente para o gol. O lateral esquerdo entrou em diagonal e chutou forte para uma boa defesa do goleiro do JEC, que mandou para escanteio e ficou caído pedindo atendimento médico.

Com um golaço de bicicleta do zagueirão Fred, Goiás abre o placar e passa a dominar o jogo

A cada parada, os jogadores das duas equipes não perdiam a oportunidade de se hidratar na beirada do campo e, depois de Agenor se recuperar, o Goiás finalmente conseguiu balançar as redes. David cobrou o escanteio, a defesa do Joinville afastou parcialmente e a bola sobrou para Fred, de costas para o gol. O zagueiro não teve dúvidas e emendou uma bicicleta, fazendo um golaço e tirando o zero do placar em Goiânia.

Com 29 jogados, o árbitro Raphael Claus determinou a parada técnica, seguindo a determinação da CBF que obriga uma pausa para hidratação dos atletas sempre que a temperatura for superior aos 28ºC. Dentro de campo, estando na frente do placar, o Goiás não se arriscava ao ataque e mantinha a posse de bola para se poupar fisicamente e não correr grandes riscos, já que o JEC não conseguia oferecer perigo ao gol de Paulo Henrique.

Resultado tira Goiás da zona de rebaixamento
Resultado tira Goiás da zona de rebaixamento
Foto: Carlos Costa / Futura Press

O Esmeraldino só voltou a pressionar aos 40 minutos, quando desperdiçou duas boas oportunidades em sequência. Primeiro, Zé Love recebeu dentro da área e tocou de lado para Bruno Henrique, que bateu para o gol, no cantinho, mas Agenor fez uma grande defesa, em cima da linha. Em seguida, Felipe Menezes lançou o garoto Érik, que saiu de frente para o gol, mas o atacante bateu mal e o arqueiro do JEC deu um tapa para evitar.

No último lance do primeiro tempo, o Joinville chegou com perigo pela primeira vez. Rogério foi á linha de fundo pelo lado direito, ganhou do marcador e cruzou no segundo pau. A bola chegou até Marcelinho Paraíba, que cabeceou para fora.

No segundo tempo, Joinville melhora, mas Érik marca duas vezes e mata o jogo no Serra Dourada

Na segunda etapa, o Joinville voltou melhor e, antes dos dez minutos, já havia tido duas boas oportunidades com Rogério. Marcelinho Paraíba fez ótimo passe para o lateral, que avançou na área e bateu cruzado para uma boa defesa de Paulo Henrique. Logo em seguida, foi a vez de Edigar Junio cruzar para Rogério. O jogador cabeceou forte, mas a bola foi para fora.

Com 25 jogados, o Goiás matou de vez a partida e acabou com as esperanças do JEC. Gimenez recebeu bom passe dentro da área e, de costas para Rogério, recebeu o toque nas cosas do lateral. O árbitro, bem posicionado, aponta para a cal. Na cobrança, Érik bateu de pé direito, no canto, e deslocou Agenor, que caiu para o outro lado.

Ainda houve tempo para o Goiás ampliar ainda mais a vantagem. Aos 42, depois de escanteio do Joinville, o Goiás engatou um contra-ataque com Bruno Henrique. Ele foi até a entrada da área e mandou certeiro para Érik, de frente para o gol, fuzilar e fazer o terceiro.

Veja os gols de Goiás 3 x 0 Joinville pelo Brasileiro:

Goiás 3 x 0 Joinville

Local:

Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Data: 20 de setembro de 2015 (Domingo)

Horário: 11h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Rogerio Baesteiro (SP)

Cartões amarelos:  Rogério (Goiás)

Gols: Fred, aos 18 minutos do primeiro tempo e Érik, aos 26 e 42 do segundo tempo

Goiás: Paulo Henrique; Gimenez, Felipe Macedo, Fred e Rafael Forster (Alex Alves); Rodrigo, David e Felipe Menezes (Liniker); Bruno Henrique, Erik e Zé Eduardo (Ygor). Técnico: Wanderley Filho

Joinville: Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Rogério; Kadu (Marion) e Edson Ratinho; Lucas Crispim, William Popp (Silvinho) e Marcelinho Paraíba (Fernando Viana); Edigar Junio. Técnico: PC Gusmão

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade