PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Brasil conquista três ouros em dia marcado por gafe e polêmica

23 out 2011 - 04h11
Compartilhar

O Brasil voltou a brilhar nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara neste sábado, com a conquista de mais oito medalhas para o cartel, sendo três de ouro, três de prata e duas de bronze. Ademais, além dos resultados expressivos celebrados ao País, o dia na principal competição esportiva das Américas também foi marcado por gafe da organização local e polêmica em distintas modalidades de luta.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
De famosos a anônimos, confira 519 atletas brasileiros no Pan de Guadalajara

O Brasil levou dois ouros com antecedência na vela, com os competidores Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas. Pelo RS-X Feminino, Patrícia faturou a medalha uma rodada antes da Medal Race, que será disputada neste domingo, enquanto Matheus conseguiu o ouro a duas etapas do fim das competições. O outro primeiro lugar no pódio foi no vôlei de praia masculino, com Emanuel e Alison, que bateram os venezuelanos Hernandez e Mussa por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/12.

Polêmicas nas lutas

Medalhista de prata na luta olímpica estilo livre, realizada no Ginásio Code II - feito inédito para o Brasil na história do Pan -, Aline Ferreira reclamou da indecisão e confusão da arbitragem ao longo da final da categoria até 72 kg contra a cubana Lisset Echevarría, que ficou com o ouro. Os juízes, que alteraram o placar diversas vezes durante uma pausa no segundo round, demonstraram insegurança em suas decisões no decorrer do combate.

Outra polêmica, mesmo que em menor intensidade, também ocorreu no boxe. Durante a luta do brasileiro Myke Carvalho, que derrotou o dominicano Raul Marte por 23 a 18, o boxeador do Brasil tentava a todo tempo interromper as investidas de Marte com a tática do clinch - uma forma de evitar uma sequência de golpes desferidos pelo adversário imobilizando os braços do oponente com um abraço -, e acabou penalizado pela arbitragem com a perda de um ponto. No final, foi vaiado pelos torcedores locais por seu desempenho durante a luta.

Gafe e maratona

A "gafe do dia" ocorreu na maratona aquática. Poliana Okimoto repetiu o resultado obtido no Pan do Rio de Janeiro, quando levou a medalha de prata, ao ficar na segunda posição da prova realizada em Puerto Vallarta, bem distante da argentina Cecilia Biagioli. Contudo, a também brasileira Ana Marcela Cunha havia sido anunciada pelo locutor oficial do evento como a segunda colocada, mas ficou na verdade no quinto posto, conforme a organização corrigiria pouco depois.

Já na maratona aquática masculina, o brasileiro Allan do Carmo - medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 - chegou a liderar em Puerto Vallarta neste sábado, mas não conseguiu repetir o pódio. Na disputa de 10 km, o maratonista caiu de rendimento e terminou na sétima colocação. O ouro ficou para Richard Anton Weinberger, do Canadá.

Prata e bronzes:

O Brasil conquistou outra prata no oitavo dia de disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, além das já citadas de Poliaka Okimoto e Aline Ferreira. Foi com o tenista Rogério Dutra, que sucumbiu na decisão do masculino contra o colombiano Robert Farah por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. A partida foi marcada por diversas provocações do rival, que conseguiu desestabilizar o brasileiro.

Para completar as medalhas obtidas neste sábado, Marcelo Giardi, o Marreco, ouro no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, faturou o bronze na prova do wakeboard do esqui aquático. Joice da Silva, por sua vez, conquistou a primeira medalha brasileira nas lutas dos Jogos de 2011 na categoria até 55 kg da luta livre, ao vencer a venezuelana Marcia Andrades na repescagem, em duelo disputado neste sábado no Ginásio Code II.

Esportes Coletivos:

Um fato inusitado ocorreu na decisão do Grupo B do futebol feminino. Já classificados para as semifinais do torneio feminino de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Brasil e Canadá empataram por um morno 0 a 0, mas que contou com uma peculiaridade: levou a definição da classificação dos dois times para um sorteio, realizado após o confronto, que decretou o time verde e amarelo como o líder da chave, uma vez que ambos estavam idênticos em todos os critérios de desempate.

Já no basquete, Seleção Brasileira feminina atropelou a frágil equipe da Jamaica por 116 a 34, neste sábado, no Ginásio CODE Alcalde, enquanto a equipe masculina de handebol deu mais um passo em direção ao tricampeonato, ao golear por 41 a 17 a República Dominicana e garantir vaga na final. Agora, os brasileiros disputarão a medalha de ouro contra a Argentina, uma das favoritas à conquista do torneio.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmite simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina realiza a mais completa cobertura da competição que acontece de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a reação dos atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade