PUBLICIDADE

Atletismo

Cubana surpreende e vence no salto com vara; Murer é prata

24 out 2011 - 22h51
(atualizado em 25/10/2011 às 01h03)
Compartilhar
Leandro Miranda
Direto de Guadalajara (México)

Superando qualquer perspectiva no salto com vara, a brasileira Fabiana Murer e a cubana Yarisley Silva travaram um excelente duelo no Estádio Telmex de Atletismo, nesta segunda-feira. Batendo recorde pan-americano atrás de recorde, a dupla tirou suspiros da torcida, que assistiu à brasileira, favorita na competição, ser derrotada pela cubana, que realizou uma apresentação quase perfeita, acertando todos os saltos até a marca de 4,75 m, novo recorde da competição, e errando apenas as tentativas de pular sobre 4,80 m. Murer conseguiu chegar até os 4,70 m e terminou apenas com a prata, deixando o ouro para a cubana. A americana Rebecca Holliday ficou com o bronze.

Veja todos os resultados do Pan
Confira o quadro de medalhas
Assista aos vídeos do Pan de Guadalajara
Veja todos os ouros conquistados pelo Brasil

Fabiana teve dificuldades de início. A brasileira acertou apenas sua terceira tentativa para superar os 4,50 m - altura na qual ela começou a competir-, encostou na barra, que balançou, mas não caiu, levando a torcida mexicana suspirar e gritar "Ooh". Nos 4,60 m, a brasileira não obteve sucesso em seu primeiro salto e, visando superar a cubana, que bateu a altura de primeira, arriscou 4,65 m, falhou uma vez, mas conseguiu passar e estabeleceu um novo recorde pan-americano.

Na sequência, Murer tentou 4,70 m e ultrapassou sua marca recém-estabelecida. Porém, Silva, que tinha nessa altura o melhor salto de sua carreira, conseguiu repetir o feito e jogou a pressão para a brasileira novamente.

Fabiana Murer, então, foi para os 4,75 m, apenas 10 cm abaixo do recorde de sua carreira e superiores ao melhor resultado do ano (4,74 m), mas não conseguiu concluir o salto. A cubana, inspirada, bateu novamente o melhor resultado da carreira e partiu para o ouro.

Murer não foi a única do País a disputar a prova. Karla Silva também teve bom desempenho e encerrou sua participação na quarta colocação, alcançando 4,30 m em sua segunda tentativa, 5 cm abaixo de seu recorde pessoal, obtido neste ano. A americana Rebecca Holliday, medalhista de bronze, também chegou até os 4,30 m, mas acertou seu salto de primeira e, nos critérios de desempate, ficou na terceira colocação.

O feito de Yarisley Silva, 24 anos, é significativo, já que Fabiana Murer é a atual campeã indoor e outdoor do salto com vara, nos Mundiais de Doha, Catar, 2010 e de Daegu, Coreia do Sul, 2011.

Pan 2011 no Terra

O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular.Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.

Acesse também a cobertura em:

http://m.terra.com.br/guadalajara2011

http://tablet.terra.com.br/guadalajara2011

http://wap.terra.com.br/pan2011/

http://www.facebook.com/TerraBrasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade