PUBLICIDADE

Ronaldinho estreia bem, Flu bate Grêmio no RJ e volta ao G-4

1 ago 2015 20h23
| atualizado em 16/9/2015 às 16h37
ver comentários
Publicidade

Só um gol de Ronaldinho tornaria a estreia do novo camisa 10 do Fluminense melhor. Em um Maracanã cheio, o time bateu neste sábado o Grêmio por 1 a 0 com direito a boa exibição do craque, que ajudou o clube a alcançar o resultado positivo pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcos Júnior foi o autor do gol, concluindo jogada iniciada pelo duas vezes melhor do mundo. Veja como foi a partida minuto a minuto.

Veja o gol de Fluminense 1 x 0 Grêmio pelo Brasileiro:

A equipe comandada por Enderson Moreira retornou ao G-4 da Série A com a vitória, alcançando os 30 pontos e pulando para a terceira colocação. O Grêmio caiu para sétimo, ultrapassado justamente pelo adversário da noite, que tinha o mesmo número de pontos antes do início do confronto.

Camisa 10 teve recepção de gala no Maracanã
Camisa 10 teve recepção de gala no Maracanã
Foto: Pedro Martins / Agif/Gazeta Press

Fora de casa, o Grêmio assumiu um comportamento mais conservador, deixando o Fluminense tomar conta do jogo. A equipe carioca foi superior, mas não transformou o domínio em chances claras. As melhores oportunidades acabaram sendo do Grêmio, em finalização de fora da área de Douglas e uma cabeçada de Erazo após escanteio. A primeira foi defendida por Diego Cavalieri, enqaunto a segunda explodiu no travessão.

Marcos Júnior fez o gol da vitória
Marcos Júnior fez o gol da vitória
Foto: Fernando Soutello / Agif/Gazeta Press

O Fluminense encontrou dificuldades para criar, chegando com maior perigo em lances de bola parada na etapa inicial, ambas cobradas pelo estreante Ronaldinho. A história foi outra no segundo tempo. Embora menos movimentada, foi nesta etapa que saiu o gol, com participação do camisa 10: lançamento longo de Ronaldinho, escorada de Wellington Paulista e bola na rede de Marcos Júnior, que teve frieza para limpar o goleiro Tiago e abrir com estilo o placar.

Já com um a menos, por causa da expulsão de Wallace - levou o segundo amarelo aos 4min -, o Grêmio tentou a reação, mas não teve forças para reverter o placar adverso fora de casa, correndo risco até de uma derrota por um placar mais dilatado pelos espaços deixados atrás. 

Wallace foi expulso no começo do segundo tempo
Wallace foi expulso no começo do segundo tempo
Foto: Jorge Rodigues / Agência Eleven/Gazeta Press

Na 17ª rodada, o Fluminense vai a Florianópolis encarar o Avaí, na Ressacada, em confronto marcado para as 18h30 (de Brasília) do próximo sábado. O Grêmio, por sua vez, volta a campo só no domingo, na Arena, contra o Internacional, às 18h30.

Ronaldinho

A tão aguardada estreia de Ronaldinho ocorreu neste sábado, diante de um Maracanã cheio de torcedores do tricolor carioca na expectativa de um grande jogo. Enderson Moreira escalou o camisa 10 pelo lado esquerdo do ataque no 4-2-3-1 montado, mas na recomposição o veterano ganhou a liberdade de ficar sem grandes responsabilidades de marcação, repassadas aos outros jogadores de frente: Osvaldo, Marcos Júnior e Gerson.

Ronaldinho jogou os 90 minutos da partida
Ronaldinho jogou os 90 minutos da partida
Foto: Jorge Rodigues / Agência Eleven/Gazeta Press

O ex-jogador do Barcelona, duas vezes melhor do mundo, teve momentos de brilho, exibindo técnica apurada em relação aos adversários. O plano não era que ele jogasse os 90 minutos, mas lesões de Osvaldo e Gerson forçaram o veterano a ficar em campo durante todos os minutos do seu primeiro jogo pelo Fluminense.

Sem a velocidade de outros tempos, o campeão do mundo em 2002 se sobressaiu pelo toque de bola diferenciado, caprichando em cobranças de falta e abusando dos lançamentos longos - alguns deles exagerados. Não foi a estreia perfeita, mas serviu para mostrar que Ronaldinho ainda tem a contribuir para o futebol com o talento - basta querer brilhar.

Fluminense 1 x 0 Grêmio - 31min do segundo tempo
Ronaldinho lançou quase do meio-campo, Wellington Paulista escorou de cabeça após disputa pelo alto e encontrou Marcos Júnior pelo lado direito da área. Ele driblou o goleiro Tiago e mandou para o gol vazio;

FICHA TÉCNICA
Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de agosto de 2015
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 27.842 pagantes (33.288 presentes)
Cartões Amarelos: Henrique, Ronaldinho Gaúcho e Jean (Flu); Walace, Rafael Galhardo (Grêmio)
Cartão Vermelho: Walace (Grêmio)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes(Wellington Paulista); Edson, Jean e Gerson(Magno Alves): Marcos Junior, Osvaldo( Gustavo Scarpa) e Ronaldinho. Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, William Schuster(Edinho) e Douglas(Fernandinho); Luan(Braian Rodrigues) e Pedro Rocha. Técnico: James Freitas(interino)

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade