PUBLICIDADE
Logo do Palmeiras

Palmeiras

Favoritar Time

Palmeiras precisa reformular elenco; veja quem deve sair

8 dez 2014 - 15h44
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Diante da campanha vergonhosa que o Palmeiras fez no Campeonato Brasileiro de 2014, é natural que o torcedor queira uma limpeza total no elenco alviverde. É impossível "se livrar" de 20 jogadores de uma vez. Mas o presidente Paulo Nobre e um novo diretor de futebol vão avaliar quem sai e quem fica e certamente terão que "limpar" grande parte do time. Basta uma simples análise para perceber como será difícil o trabalho de reconstruir um elenco tão ruim.

A análise do Terra concluiu que apenas 10 atletas terminam 2014 em alta com a torcida. Nem todos têm condições de serem titulares, mas podem ajudar na construção de um elenco forte. Existem outros dez que até podem receber uma segunda chance, mas com muita desconfiança. No mais, é preciso "se livrar" de jogadores que tiveram um péssimo desempenho e reformular o elenco. De acordo com o Diário de S. Paulo, Nobre já está disposto a tocar essa "faxina".

Veja quem termina em alta ou em baixa após o vexame do Palmeiras em 2014:

Goleiros

<p>Prass salvou o Palmeiras até o último jogo do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, contra o Atlético-PR</p>
Prass salvou o Palmeiras até o último jogo do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, contra o Atlético-PR
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Em alta: Fernando Prass

Podem ficar: Jailson e Vinicius

Em baixa: Fábio, Deola e Bruno

Sem Fernando Prass, o melhor jogador do Palmeiras na temporada, o time sofreu por causa dos seus reservas. Os três foram queimados, ainda que Fábio tenha mostrado algum potencial. Eles devem ser emprestados ou vendidos. Dessa forma, sobrará algum espaço para Jailson e Vinicius, não utilizados na temporada. O primeiro é ex-Ceará e foi contratado no fim do ano. O outro é uma aposta da base e tem apenas 20 anos.

Zagueiros

<p>Nathan foi o melhor zagueiro do Palmeiras no ano, ainda que isso não diga muita coisa</p>
Nathan foi o melhor zagueiro do Palmeiras no ano, ainda que isso não diga muita coisa
Foto: Eduardo Viana / Lancepress!

Em alta: Nathan e Gabriel Dias

Pode ficar: Tiago Martins e Wellington

Em baixa: Lúcio, Tobio, Victorino

O Palmeiras teve a pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 59 gols sofridos em 38 jogos. Os zagueiros são os principais culpados por isso, então poucos se salvam. Os três jogadores da base ainda podem ficar como apostas, recebendo uma segunda chance para que possam evoluir. Nathan e Gabriel Dias tiveram chances no time titular e foram bem. Mas o time precisa contratar atletas experientes para ajudá-los.

Quanto aos outros, Lúcio ainda tem contrato, mas foi muito mal. Tobio assinou por cinco anos com o Palmeiras, mas está insatisfeito com Dorival Junior. O contrato com Victorino acaba no final deste ano e dificilmente será renovado.

Laterais

<p>Victor Luis mostrou muita segurança defensiva e qualidade no chute</p>
Victor Luis mostrou muita segurança defensiva e qualidade no chute
Foto: Felipe Oliveira / Getty Images

Em alta: João Pedro e Victor Luis

Pode ficar: Wendel

Em baixa: Juninho e Weldinho

O Palmeiras revelou dois bons laterais, um para cada lado do campo. Ambos possuem alguma limitação, mas merecem começar como titulares em 2015. O time só precisa contratar melhores reservas: Wendel pode até assinar um novo contrato, pois o atual vencerá agora, mas é um jogador limitado. O vínculo com Juninho, perto de acabar, não deve ser renovado. Já o Weldinho nem deveria estar mais no time.

Volantes

<p>Marcelo Oliveira pode ser, no máximo, um bom reserva</p>
Marcelo Oliveira pode ser, no máximo, um bom reserva
Foto: Miguel Schincariol / Getty Images

Em alta: Marcelo Oliveira e Renato

Pode ficar: Washington

Em baixa: Eguren e Bruninho

Um dos principais problemas do Palmeiras no ano foi a falta de volantes de qualidade que pudessem ajudar na criação de jogadas. Marcelo Oliveira - que ainda precisa renovar o contrato - e Renato podem ser bons reservas em 2015, mas não fazem esta função. Eguren ficará sem contrato, então vai sair. Já Washington e Bruninho, contratados discretamente, podem sair sem ninguém reparar também.

Meias

<p>Valdivia ainda é essencial, mas precisa renovar contrato</p>
Valdivia ainda é essencial, mas precisa renovar contrato
Foto: Wagner Meier / Agência Lance

Em alta: Valdivia e Mazinho

Pode ficar: Allione e Patrick Vieira

Em baixa: Wesley, Mendieta, Felipe Menezes, Bruno César e Bernardo

Apesar de todas críticas contra Valdivia, é difícil imaginar um Palmeiras melhor sem ele. O chileno quer ficar, mas ainda precisa renovar o contrato e tem que superar alguns incômodos antes disso. O outro meia em alta, Mazinho, também é criticado por alguns torcedores. Ele fez bons jogos na reta final do Brasileiro e é bem visto pela sua habilidade e dedicação. Já Allione e Patrick Vieira são jovens que receberam poucas chances ao longo do ano e podem ser melhor aproveitados no elenco de 2015.

No mais, o Palmeiras deve "se livrar" de vários meias que não deram certo em 2014. Em fim de contrato, Wesley e Bruno César estão praticamente fora. Já Mendieta, Felipe Menezes e Bernardo, que não conseguiram substituir Valdivia quando era necessário, têm alguma chance de ficar, mas certamente começaram a procurar outros clubes a partir de agora.

Atacantes

<p>Henrique foi o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 16 gols</p>
Henrique foi o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 16 gols
Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Em alta: Henrique

Podem ficar: Cristaldo e Mouche

Em baixa: Leandro, Diogo, Rodolfo

Ainda que não mostre tanta qualidade, Henrique fez gols importantes. Ele está em negociação para renovar seu contrato e deve ficar. De qualquer forma, o Palmeiras precisa contratar um ou dois centroavantes que concorram com ele.

Os estrangeiros Cristaldo e Mouche mostraram algumas qualidades e possuem uma coincidência curiosa: ambos fizeram mais jogos saindo do banco do que como titulares. Se ficarem no time, vão continuar apenas como reservas.

Diogo vai ficar sem contrato no fim do ano, mas não mostrou qualquer valor para que o Palmeiras renove. Rodolfo está no Palmeiras, mas ninguém lembra dele. Já Leandro começou o ano como titular e depois também ficou sumido. O problema é que o Palmeiras investiu alto nele (R$ 16 milhões) e terá dificuldades para reaver esse valor.

Palmeiras empata e permanece na Série A; veja os lances:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade