Com Ronaldo, Corinthians arrecada R$ 9,1 mi com ingressos
A contratação do atacante Ronaldo já traz retorno financeiro ao Corinthians. Pelo menos se observarmos a arrecadação de bilheteria. Com o jogo da última quarta-feira, contra o Fluminense, o clube atingiu a marca de R$ 9.115.928,50 arrecadados somando todas as partidas no ano. Esse montante já é superior ao obtido em 2008 inteiro (R$ 8.147.364,50) e quase o triplo do valor de 2007 (R$ 3.249.000).
» Ronaldo ainda está devendo alguns gols, brinca Mano
» Dentinho comemora a melhor fase de sua carreira
» Só saio do Corinthians se eu quiser, diz Elias
» Europeus falam em "noite mágica" de Ronaldo
O aumento na rentabilidade dos jogos como mandante já era esperado pelos dirigentes corintianos. Isso porque os valores dos ingressos em 2009 sofreram pesados aumentos. Em média, o preço do ingresso é de R$ 34. O clube criou também o Setor Vip, que oferece algumas regalias aos torcedores, que cobra R$ 250,00 de seus adeptos.
Um fator que contribuiu para a maior arrecadação foi a participação do clube nas finais do Campeonato Paulista. Ao contrário de 2008, quando nem mesmo classificou-se às semifinais, desta vez o Corinthians pode mandar dois clássicos na reta decisiva. Na partida da semifinal contra o São Paulo, a arrecadação foi de R$ 1.109.811,50. Já na finalíssima contra o Santos, foi de R$ 1.894.376,00. Com estes acréscimos, a renda aumentou substitancialmente.
Mas se os cofres do clube ficaram mais cheios, a média de público sofreu uma queda em relação a 2008. No ano em que o Corinthians disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, os jogos da equipe como mandante tiveram média de 26.087 pessoas. Um fator que pode ter ocasionado esse número em 2008 foi a impossibilidade de utilizar o Pacaembu até o meio do ano. Assim, o Corinthians mandou seus jogos, principalmente na Copa do Brasil, no estádio do Morumbi e recebeu públicos superiores a 50 mil pessoas em algumas partidas. Em 2009, a presença de público ainda deixa a desejar. Mesmo com a presença de Ronaldo em campo, a média de público pagante é de 22.253 pessoas.