PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

"C.Ronaldo se faz presente nas decisões", diz Anderson

27 mai 2009 - 08h17
(atualizado às 08h47)
Compartilhar

Tudo sempre aconteceu muito rápido para Anderson. Aos 16 anos de idade, ele já estreava entre os profissionais do Grêmio e ganhava salário maior que vários dos jogadores do elenco profissional. Conheceu os dissabores do rebaixamento e, na célebre Batalha dos Aflitos contra o Náutico, marcou o gol da vitória.

» Saiba tudo do duelo Messi x C. Ronaldo

» Com estrelas em baixa, Brasil tem
espaço discreto em decisão européia

» "Será duro ver das arquibancadas",
diz lateral-direito Daniel Alves

» Opine: quem vence a decisão?

Agora, com 21 anos, disputará sua segunda final da Copa dos Campeões da Europa, com o Manchester United, e possivelmente entre os titulares, já que o escocês Fletcher está suspenso. Tudo parece natural para o porto-alegrense, que cobrou e marcou o pênalti na decisão da última temporada contra o Chelsea como quem disputava mais um jogo de juniores.

Transformado por Alex Ferguson em meia-central, algo parecido com a função de volante, Anderson esteve presente nas últimas cinco convocações de Dunga, provando o respeito que vem adquirindo na Seleção.

Nesta entrevista exclusiva concedida ao Terra, ele fala sobre as expectativas para a grande decisão contra o Barcelona. Tranqüilo e consciente, raramente derrapa nas respostas, mas não fica no lugar comum. Questionado, não titubeia em cravar Cristiano Ronaldo como o melhor do time. Pode parecer fácil, mas não para quem atua ao lado de Wayne Rooney, Ryan Giggs e Carlos Tévez.

Confira a entrevista na íntegra:

Terra - Com a lesão do Fletcher, abriu uma possibilidade mais concreta ainda que você ser titular na final. Quando estava nos juvenis do Grêmio, você achava que chegaria tão longe tão cedo?

Anderson - É uma realização profissional esta chance de disputar mais uma final de Copa dos Campeões. O fato de ainda ser muito novo me dá ainda mais confiança para a carreira.

Terra - Como é a preparação do Alex Ferguson e de todo o clube para um jogo como esse?

Anderson - É uma partida especial, todos ficam mobilizados. Estávamos também focados na reta final do Campeonato Inglês, mas resolvemos esta situação para nos concentrarmos somente no Barcelona. A cidade de Manchester não fala de outra coisa.

Terra - Qual foi o adversário mais duro dessa Liga dos Campeões? Por quê?

Anderson - Não sei qual foi o adversário, mas a partida mais difícil foi aquela primeira das quartas-de-final contra o Porto, no nosso estádio. Jogamos muito mal e empatamos em 2 a 2, um placar que nos obrigou a ganhar deles em Portugal.

Terra - São 25 jogos sem perder na competição. Como se constrói uma invencibilidade dessas e qual importância que você dá pra esse número?

Anderson - Esses números não entram em campo, principalmente diante de uma equipe que tem sido apontada também como uma das melhores do mundo, como o Barcelona. Se perdermos esta final, ninguém vai se lembrar dos 25 jogos de invencibilidade.

Terra - Em quais detalhes o Manchester pode levar vantagem sobre o Barcelona, em sua opinião?

Anderson - Acho o Manchester mais entrosado e com um elenco mais numeroso. Nossa defesa é bem sólida também.

Terra - Quais os pontos fortes e fracos do Barcelona?

Anderson - O meio-campo deles, com Iniesta e Xavi, abastece muito bem seu poderoso ataque. Como é um time que sempre busca o gol, diria que deixam espaços para os contra-ataques, o que seria seu ponto fraco.

Terra - O Alex Ferguson te apontou como o sucessor do Paul Scholes no Manchester. O que representa essa comparação para você?

Anderson - - É uma grande honra ser comparado ao Scholes, uma verdadeira referência e ídolo do Manchester. Espero corresponder às expectativas.

Terra - É um desafio muito grande, mas quem você apontaria como o melhor jogador do Manchester nessa temporada? Por quê?

Anderson - Apesar de não repetir a temporada espetacular que teve anteriormente, continuo achando o Cristiano Ronaldo nosso jogador mais importante. Ele se faz presente nas partidas decisivas e tem muita personalidade.

No Manchester, Anderson adquiriu novos aspectos para o seu estilo de jogo talentoso
No Manchester, Anderson adquiriu novos aspectos para o seu estilo de jogo talentoso
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade