Copa dos Campeões

› Esportes › Futebol › Europeu › Europeu 2008/2009 › Copa dos Campeões

Copa dos Campeões

Quarta, 27 de maio de 2009, 08h17 Atualizada às 08h47

"C.Ronaldo se faz presente nas decisões", diz Anderson

Dassler Marques

Tudo sempre aconteceu muito rápido para Anderson. Aos 16 anos de idade, ele já estreava entre os profissionais do Grêmio e ganhava salário maior que vários dos jogadores do elenco profissional. Conheceu os dissabores do rebaixamento e, na célebre Batalha dos Aflitos contra o Náutico, marcou o gol da vitória.

» Saiba tudo do duelo Messi x C. Ronaldo
» Com estrelas em baixa, Brasil tem
espaço discreto em decisão européia

» "Será duro ver das arquibancadas",
diz lateral-direito Daniel Alves

» Opine: quem vence a decisão?

Agora, com 21 anos, disputará sua segunda final da Copa dos Campeões da Europa, com o Manchester United, e possivelmente entre os titulares, já que o escocês Fletcher está suspenso. Tudo parece natural para o porto-alegrense, que cobrou e marcou o pênalti na decisão da última temporada contra o Chelsea como quem disputava mais um jogo de juniores.

Transformado por Alex Ferguson em meia-central, algo parecido com a função de volante, Anderson esteve presente nas últimas cinco convocações de Dunga, provando o respeito que vem adquirindo na Seleção.

Nesta entrevista exclusiva concedida ao Terra, ele fala sobre as expectativas para a grande decisão contra o Barcelona. Tranqüilo e consciente, raramente derrapa nas respostas, mas não fica no lugar comum. Questionado, não titubeia em cravar Cristiano Ronaldo como o melhor do time. Pode parecer fácil, mas não para quem atua ao lado de Wayne Rooney, Ryan Giggs e Carlos Tévez.

Confira a entrevista na íntegra:

Terra - Com a lesão do Fletcher, abriu uma possibilidade mais concreta ainda que você ser titular na final. Quando estava nos juvenis do Grêmio, você achava que chegaria tão longe tão cedo?
Anderson - É uma realização profissional esta chance de disputar mais uma final de Copa dos Campeões. O fato de ainda ser muito novo me dá ainda mais confiança para a carreira.

Terra - Como é a preparação do Alex Ferguson e de todo o clube para um jogo como esse?
Anderson - É uma partida especial, todos ficam mobilizados. Estávamos também focados na reta final do Campeonato Inglês, mas resolvemos esta situação para nos concentrarmos somente no Barcelona. A cidade de Manchester não fala de outra coisa.

Terra - Qual foi o adversário mais duro dessa Liga dos Campeões? Por quê?
Anderson - Não sei qual foi o adversário, mas a partida mais difícil foi aquela primeira das quartas-de-final contra o Porto, no nosso estádio. Jogamos muito mal e empatamos em 2 a 2, um placar que nos obrigou a ganhar deles em Portugal.

Terra - São 25 jogos sem perder na competição. Como se constrói uma invencibilidade dessas e qual importância que você dá pra esse número?
Anderson - Esses números não entram em campo, principalmente diante de uma equipe que tem sido apontada também como uma das melhores do mundo, como o Barcelona. Se perdermos esta final, ninguém vai se lembrar dos 25 jogos de invencibilidade.

Terra - Em quais detalhes o Manchester pode levar vantagem sobre o Barcelona, em sua opinião?
Anderson - Acho o Manchester mais entrosado e com um elenco mais numeroso. Nossa defesa é bem sólida também.

Terra - Quais os pontos fortes e fracos do Barcelona?
Anderson - O meio-campo deles, com Iniesta e Xavi, abastece muito bem seu poderoso ataque. Como é um time que sempre busca o gol, diria que deixam espaços para os contra-ataques, o que seria seu ponto fraco.

Terra - O Alex Ferguson te apontou como o sucessor do Paul Scholes no Manchester. O que representa essa comparação para você?
Anderson - - É uma grande honra ser comparado ao Scholes, uma verdadeira referência e ídolo do Manchester. Espero corresponder às expectativas.

Terra - É um desafio muito grande, mas quem você apontaria como o melhor jogador do Manchester nessa temporada? Por quê?
Anderson - Apesar de não repetir a temporada espetacular que teve anteriormente, continuo achando o Cristiano Ronaldo nosso jogador mais importante. Ele se faz presente nas partidas decisivas e tem muita personalidade.

Redação Terra

Getty Images
No Manchester, Anderson adquiriu novos aspectos para o seu estilo de jogo talentoso
No Manchester, Anderson adquiriu novos aspectos para o seu estilo de jogo talentoso

Enquete

  • Quem será o vencedor da Copa dos Campeões?
  • Barcelona
  • Manchester United
  • Busque outras notícias no Terra