PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Alemanha

De luto, jogadores da seleção alemã prestam homenagem a Enke

11 nov 2009 - 16h36
(atualizado às 19h08)
Compartilhar

O técnico da Alemanha, Joachim Löw, o meia Michael Ballack e vários outros jogadores da Seleção do país participaram nesta quarta, na cidade de Hannover, de uma passeata de luto pela morte do goleiro Robert Enke, de 32 anos, que cometeu suicídio nesta terça-feira.

» Veja fotos da homenagem

» "Tentei mostrar a ele que havia esperança", diz mulher de Enke

»Enke sofria de depressão e se tratava desde 2003, diz médico

» Chanceler alemã envia carta de condolências à viúva de Enke

» Polícia alemã encontra carta de despedida de Enke

Milhares de pessoas participaram da manifestação e levaram velas, flores e mensagens de apoio à família do jogador. A passeata terminou com um culto em memória de Enke em uma igreja local.

A Alemanha está em choque em função da trágica morte de Enke, cujo corpo foi encontrado em uma passagem de nível de uma linha férrea. A polícia encontrou uma carta deixada pelo jogador pedindo perdão à família e aos amigos por sua ação desesperada.

Desde a chanceler alemã, Angela Merkel, ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, várias personalidades dos meios político e esportivo lamentaram o ocorrido.

Durante uma entrevista concedida na manhã de hoje para anunciar o cancelamento de um amistoso contra o Chile, o diretor-geral da Seleção Alemã, Oliver Bierhoff, foi às lágrimas ao falar sobre o caso.

Enke, que defendia o Hannover 96, sofria de depressão desde 2003 e se tratava com um psiquiatra, mas só havia falado a respeito da doença com familiares próximos. Em 2006, o jogador perdeu sua filha Lara, de dois anos, após várias operações infrutíferas e em consequência de uma doença cardíaca congênita.

Em maio do ano passado, Enke e sua mulher adotaram uma menina, Leila, que agora tem oito meses, mas nem mesmo assim conseguiu se recuperar.

A mulher do jogador, Teresa, e o psiquiatra, Valentin Makser, revelaram a luta de Enke contra a depressão há poucos meses, com medo de perder a guarda da filha. "Ele tinha muito medo de perder Leila e de ter que deixar o futebol", explicou Teresa. "Fiz de tudo para estar a seu lado. No fim, ia com ele aos treinamentos. Achava que com amor podíamos superar tudo", acrescentou.

Em homenagem, Ballack abraça Teresa Henke, mulher do goleiro
Em homenagem, Ballack abraça Teresa Henke, mulher do goleiro
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade